ESTUDE NA UNIT
MENU

Memorial de Sergipe homenageia Aracaju

Resgate das praças históricas e atividades educativas são algumas das atrações da exposição fotográfica em alusão ao aniversário da capital sergipana

às 19h18
Compartilhe:
Exposição em homenagem a Aracaju reúne dezenas de pessoas na Praça Fausto Cardoso

Exposição em homenagem a Aracaju reúne dezenas de pessoas na Praça Fausto Cardoso

O resgate das praças históricas aracajuanas é o foco da exposição do Memorial de Sergipe que teve início nesta segunda-feira, 10 de março e segue até a próxima sexta, 14, na Praça Fausto Cardoso, no Centro de Aracaju. A mostra, intitulada ‘Aracaju 159 anos: quanto mais te conheço, mais amo você’ e organizada em parceria com a Universidade Tiradentes e Palácio Olímpio Campos, é uma homenagem ao 159º aniversário da capital sergipana, celebrado no dia 17 de março.

“É sempre muito relevante ressaltarmos para a sociedade a importância dos bens públicos. Queremos democratizar cada vez mais as exposições em praças e bibliotecas, para lembrarmos a nossa identidade e os patrimônios da cidade. E é importante mostrarmos esta integração entre música, exposição, escola e museu aqui na Praça Fausto Cardoso”, explica a museóloga e diretora do Memorial de Sergipe, Fabiana Carnevale.

Durante a abertura da exposição, jovens, adultos e idosos prestigiaram a apresentação da banda da Polícia Militar. Hinos cívicos, músicas popular brasileira e regional fizeram parte do repertório do concerto musical. “O que mudará uma sociedade é a cultura, a educação. E aqui é um incentivo enorme para que se desperte a curiosidade pela leitura, arte, música, civismo, história de Sergipe, do nosso povo”, ressalta o tenente André.

A mostra também rememora a fundação do Museu de Arte e História Rosa Faria, ações da instituição museal, além de atividades educativas. “Nosso papel é transformar de maneira viva e didática a importância de se preservar o patrimônio histórico, símbolos de convívio e continuarmos uma atividade que já era realizada por Rosa Faria. No dia 17 de março comemoramos não apenas o aniversário de Aracaju, mas também o aniversário do museu de Arte e História que era na Praça Olímpio Campos.”, acrescenta Carnevale.

INCENTIVO

Até sexta-feira, 14 de março, mais de 200 crianças visitarão a mostra

Até sexta-feira, 14 de março, mais de 200 crianças visitarão a mostra

Ao longo da semana, mais de 200 crianças de escolas pública e particular de Aracaju visitarão a exposição. Pela primeira vez a estudante do colégio Intellectus Izis Suellen Oliveira, 10 anos, visita uma mostra. Ela ficou encantada com a atividade. “Gostei muito do que eles estão falando sobre as praças, da Rosa Faria e gostaria de voltar mais vezes aqui”, afirma Izis, contente com a visita.

Se para alguns a mostra é novidade, para outros representa a valorização da cultura local. “Com a exposição, as pessoas conhecerão mais a história de Aracaju contribuindo para o engrandecimento do próprio Estado”, salienta o professor aposentado de 82 anos, Duclerc Chaves.

Até o final da semana, a expectativa é atrair mais de quatro mil pessoas. Para o reitor da Universidade Tiradentes, Jouberto Uchôa de Mendonça, a exposição demonstra o comprometimento com a regionalidade. “Nossa terra tem histórias belíssimas, de valores nacionais de expressão como Silvio Romero, Tobias Barreto, Gilberto Amado e tantos outros. É uma maneira de estimular a juventude com o civismo de aprender os hinos e símbolos nacionais. E nós queremos preservar isso”, observa professor Uchôa.

PROGRAMAÇÃO

Banda da Polícia Militar realiza apresentação durante abertura de evento

Banda da Polícia Militar se apresenta durante abertura do evento

A exposição ficará aberta a visitação pública na Praça Fausto Cardoso até sexta-feira, 14 de março, das 9h às 17h. No dia 13, às 19h, será realizado no Teatro Tiradentes do Campus Centro da Unit, noite solene com diversas palestras temáticas ministradas por profissionais de Arquitetura, História e pelo memorialista Murillo Melins.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: