ESTUDE NA UNIT
MENU

Domésticas participam de curso de capacitação

Curso realizado em parceria com Unit e Ultragaz na Casa das Domésticas ajuda profissionais a aperfeiçoar habilidades necessárias na profissão

às 19h57
Compartilhe:
Profissionais do lar participam de capacitação na Casa das Domésticas

Profissionais do lar participam de capacitação na Casa das Domésticas

Há três anos, Maria Marta de Jesus Santos, 33, cuida de idosos. A oportunidade de trabalhar com este público surgiu através do curso de cuidador realizado na Casa das Domésticas Dom José Vicente Tavora, organização atuante desde 1980, sem fins lucrativos, localizada no centro de Aracaju. A ação, não apenas ajudou Marta a conseguir um trabalho, mas desenvolveu nela habilidades importantes para a profissão. Hoje, ela faz questão de participar de cursos, oficinas e palestras ofertados na Casa das Domésticas.

“Conseguir uma oportunidade para se aperfeiçoar é difícil. Por isso, estou sempre participando dos cursos e acho maravilhoso. Nos ajuda a conseguir um trabalho”, salienta. E para continuar enriquecendo o currículo, Marta participa, até próxima semana, dos cursos de Relações Interpessoais e Meio Ambiente.

As capacitações são resultados de uma parceria entre a Universidade Tiradentes e a empresa de distribuição de gás domiciliar, Ultragaz. Ministrado pela professora do curso de Administração e responsável pelo projeto Conduta Consciente na Unit, Luciana Rodrigues, o treinamento é voltado para os mais de 12 mil profissionais cadastrados na Casa das Domésticas. Neste primeiro momento, questões como comportamento e relacionamento no trabalho são alguns dos pontos abordados.

“Com a aprovação da PEC das Domésticas, essas profissionais têm direitos e o empregador também cobra a questão dos deveres, que elas estejam mais aptas e capacitadas. Neste módulo, as domésticas pensam mais sobre si, o papel delas, aprendem a enxergar a casa onde trabalham como uma empresa onde existem normas a seguir. O curso ajudará na melhora e valorização da mão de obra”, informa Luciana Rodrigues. Já o módulo sobre Meio Ambiente será ministrado na próxima semana. “Focaremos na economia dos recursos, alimento, água, energia, a questão da coleta seletiva para que elas, de forma simples, consigam agregar valor ao próprio trabalho” salienta a professora.

Joelma Batista dos Santos, 37 anos, é outra participante da capacitação. Segundo ela, os ensinamentos do curso servem para atuar na profissão e no próprio lar. “O aprendizado que temos aqui nos ajuda a desenvolver melhor nossa atividade. Em um dos cursos que fiz, por exemplo, aprendi noções sobre primeiros socorros. Serve para ajudar alguém que esteja passando mal e até em casa mesmo”, exemplifica Joelma.

Joelma Batista: “O aprendizado que temos aqui nos ajuda a desenvolver melhor nossa atividade”

Joelma Batista: “O aprendizado que temos aqui nos ajuda a desenvolver melhor nossa atividade”

Os cursos são oportunidades de aperfeiçoamento para profissionais e uma opção a mais para empregadores que queiram contratar mão de obra qualificada. Este é o caso da aposentada Naide Pimenta da Silveira, 67 anos. Há 20 anos, ela conhece as atividades da Casa das Domésticas. Já atuou como voluntária e hoje recorre ao estabelecimento a procura de pessoas mais bem preparadas na prestação de serviços domésticos.

“A secretária do lar precisa realmente de apoio para que ela aprenda a manusear os alimentos, a arrumar uma casa, a economizar no uso dos produtos. É preciso que haja esses cursos para facilitar o entrosamento entre empregado e empregador”, acredita Naide.

Para a presidente da Casa das Domésticas, Eliana Santana Paes Barreto, as oficinas são um suporte a mais para este público. “Hoje temos cadastradas aqui 12. 728 pessoas. A rotatividade é grande e elas têm que estar habilitadas para as atividades”, avalia. A proposta é que outros cursos em parceria com Unit e Ultragaz sejam ofertados.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: