ESTUDE NA UNIT
MENU

Caravanas interdisciplinares acontecem em postos de saúde até julho/18

O objetivo das caravanas interdisciplinares é a mulher climatérica, que vivencia a transição do período reprodutivo para a menopausa. Acontece até julho/18

às 20h30
Mulheres que vivenciam a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo são o foco das ações
Mulheres que vivenciam a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo são o foco das ações
Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, são realizadas atividades de fomento à autoestima e autocuidado de mulheres climatéricas
Caravanas interdisciplinares sobre autoestima da mulher acontecem em postos de saúde em Aracaju
Compartilhe:

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente (PSA) da Universidade Tiradentes – Unit – realizam, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, atividades de fomento à autoestima e autocuidado de mulheres climatéricas (que vivenciam a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo).

A ideia é tratar do empoderamento feminino a partir dessa fase em que ocorre a menopausa e ainda evidenciar a importância da prevenção ao câncer e às infecções sexualmente transmissíveis. O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero.

Rodas de conversa sobre o Papanicolau, exames das mamas e sobre sexualidade vêm fomentando os espaços de trocas de experiências e diálogos. De acordo com a mestranda do PSA Unit e membro da equipe Maria Hozana Santos Silva, as mulheres demonstram sempre querer mais informações sobre saúde sexual. “Elas deixam claro o fato de estarem satisfeitas e contentes com este espaço para conversas, segundo elas, de assunto tão importante como esse”, conta.

Com uma equipe interdisciplinar – profissionais e acadêmicos de Enfermagem, Psicologia, Biomedicina, Assistência Social e agentes comunitários de Saúde –, oficinas de autocuidado e autoconhecimento têm sido realizadas nas Unidades Referência de Saúde da Mulher de Aracaju (Unidade de Saúde Familiar – USF Francisco Fonseca, Dona Sinhazinha e Carlos Fernandes) e com o grupo de idosas da Clínica de Psicologia da Unit.

Caravana Interdisciplinar

“Chamamos de Caravana Interdisciplinar por ser uma ação inserida no projeto de pesquisa ‘Avaliação colpocitopatológica e promoção da atenção integral em mulheres cadastradas em Unidades de Referência no município de Aracaju-Sergipe’, financiado pelo CNPq/Fapitec, sob minha coordenação e da também pesquisadora e professora Marlizete Maldonado Vargas”, conta a membro do PSA Cláudia Melo.

Neste mês, o grupo de pesquisadores realizou as ações da Caravana Interdisciplinar nas Unidades de Saúde Familiar Dona Sinhazinha e Francisco Fonseca, onde as mulheres relataram seus medos e sentimentos em relação ao câncer e sexualidade.

Cronograma 2017

As oficinas sobre infecções sexualmente transmissíveis do mês de novembro acontecerão nos dias 1º, 14 e 24, às 9h, na USF Carlos Fernandes de Melo; às 8h, na USF Dona Sinhazinha; e às 9h, na USF Francisco Fonseca, respectivamente.

Já de 5 a 7 de dezembro, o tema “Mitos e realidades sobre sexo, sexualidade e climatério” será trabalhado em encontros às 9h, na USF Carlos Fernandes de Melo; às 8h, na USF Dona Sinhazinha; e às 9h, na USF Francisco Fonseca, respectivamente.

Ainda que o cronograma de 2018 por ora não tenha sido definido,  as oficinas seguem até julho do ano que vem e todas as mulheres usuárias das Unidades de Referência em Saúde da Mulher no município de Aracaju podem participar.

Compartilhe: