ESTUDE NA UNIT
MENU

Novo PDI inicia agora em 2018 e tem vigência até 2022

Integrantes do NDE se reuniram no último dia 16 para discutir como foram as atividades do último PDI e se preparam para planejar as próximas metas

às 20h39
Professores, coordenadores e adjuntos do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Universidade Tiradentes participaram da reunião de abertura do semestre letivo no último dia 16. O auditório do bloco G ficou lotado de líderes multiplicadores das metas que serão traçadas para os próximos cinco anos com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
"PDI é vivo", afirma a diretora de Graduação Arleide Barreto
Professores, coordenadores e adjuntos do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Universidade Tiradentes participaram da reunião de abertura do semestre letivo
Auditório ficou lotado com o NDE
Compartilhe:

Por Raquel Passos

De acordo com a pedagoga da Diretoria de Graduação Micheline Simões, o objetivo principal é apresentar o que foi realizado do PDI que culminou em 2017 e já introduzir o novo. “Os coordenadores e professores participaram durante os últimos cinco anos em cima do plano e hoje é uma prestação de contas do percurso, encerrando o PDI anterior e já introduzindo o que vamos colocar em prática com o Planejamento Institucional para os próximos cinco anos”, informa Micheline.

A Diretora de Graduação Arleide Barreto apresentou um elencado de ações que a instituição tinha como meta no último PDI e mostrou como esses objetivos foram alcançados, quais ações foram realizadas e o que o NDE está projetando para os próximos cinco anos, de 2018 a 2022.

“Estamos mostrando, inclusive, que o PDI é vivo. Cada um está se enxergando nesse processo, vendo o que foi feito e percebendo o que é realizado no plano em prol da instituição. Com essa reunião, todos percebem que as metas que estão traçadas foram construídas por todos”, enfatiza Arleide.

Metas

De acordo com professora Arleide Barreto, a qualificação docente presente no PDI que culminou em 2017 constava o objetivo de a Unit possuir, em seu corpo docente, 20% de doutores e 50% de mestres. “Esse é apenas um exemplo do que foi alcançado. Quem o atingiu? Foi aquele que se qualificou, o coordenador que mobilizou seu corpo docente, quem divulgou os programas dentro e fora do estado. Outra meta, por exemplo, que a gente tinha de qualificação era a de implantação da matriz de currículo por competência que até então só tínhamos nas Engenharias e ampliamos para a área de Negócios, de Saúde e Arquitetura e Urbanismo”, explica orgulhosa de mais uma meta cumprida.

A construção do Bloco G, com prazo para ser executado até 2014, é outro destaque de objetivo traçado e cumprido no último PDI. “O novo PDI começa agora em 2018 com a implantação de novos cursos, ampliação de cursos na área da Saúde, Engenharia Química, Mecânica, Jogos Digitais, além da internacionalização da instituição. Estamos vivenciando os avanços que planejamos e ajudamos a acontecer. Ou seja, não é um instrumento de gaveta, é vivo, que acontece há muitos anos e não é real só agora”, finaliza.

Núcleo Docente Estruturante

É um grupo de professores que, junto à coordenação, auxilia em toda gestão pedagógica de seus respectivos cursos. Esses docentes são os que encabeçam os processos de liderança de eventos, planejamento e serão multiplicadores do que será desenvolvido nos próximos cinco anos.

 

Compartilhe: