Mais de dez profissionais cadastrados na Casa das Domésticas Dom José Vicente Távora participaram de uma aula diferente sobre meio ambiente. A ação, realizada nesta quarta-feira, 16 de abril, no Oceanário da Orla da Atalaia, em Aracaju, acontece em parceria com o projeto Conduta Consciente da Universidade Tiradentes e a empresa de distribuição de gás domiciliar, Ultragaz. A visita é resultado da capacitação realizada em março deste ano na Casa das Domésticas através dos módulos sobre Relações Interpessoais e Meio Ambiente ministrados pela coordenadora do Conduta Consciente, professora Luciana Rodrigues.
No módulo, as domésticas discutiram sobre a importância da preservação do meio ambiente, dos recursos naturais e de que forma elas podem contribuir com ações positivas para o planeta. “Quando trabalhamos as questões relacionadas ao meio ambiente, não é muito interessante ficarmos apenas na teoria. Então marcamos algo onde elas pudessem vivenciar o que foi discutido em sala, para enxergarem este espaço tão falado que é o meio ambiente e o que elas podem fazer, por exemplo, em relação a água e separação do lixo”, destaca Luciana Rodrigues.
Noções ambientais que a dona de casa Jaciara Ferreira Cardoso Sena, 50, adquiriu com o curso e fez questão de praticar em casa. Ela conta que a partir da capacitação sobre Meio Ambiente se sentiu mais estimulada a desenvolver ações sustentáveis em casa. “Comecei a fazer reciclagem e fiquei impressionada com a quantidade de lixo que eu jogava fora. Achei muito bom o curso porque aprendi muitas coisas novas”, avalia Jaciara.
Guiadas pelo estudante do curso de Ciências Biológicas da Unit e funcionário do Oceanário, Ygor Azevedo, as visitantes conheceram várias espécies de tartarugas e a importância da preservação em benefício da qualidade de vida dos animais. Para Rodrigues, além do conhecimento pessoal sobre o meio ambiente, o curso possibilita a oferta de mão de obra qualificada. “Com a PEC das domésticas, elas precisam estar capacitadas para exigirem seus direitos e oferecerem um serviço melhor. E percebemos o interesse delas pela capacitação desde o primeiro módulo”, observa a coordenadora.
Quitéria da Silva Santos, 50, é secretária do Sindicato das Domésticas do Estado de Sergipe e atua na Casa das Domésticas. Segundo ela, o projeto oportuniza a valorização do trabalho desses profissionais. “Este curso é de grande valor, tanto para o meio ambiente, quanto para o reconhecimento do nosso trabalho. Economia da água, energia e no cuidado ao jogar ao lixo”, acredita a doméstica aposentada.
A visita foi encerrada com a apresentação de um vídeo sobre os projetos patrocinados pela empresa Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) e com a entrega de certificados pelo coordenador de Extensão da Unit, professor Gilton Kennedy.
Fotos: Marcelo Freitas