ESTUDE NA UNIT
MENU

Profissionais recebem capacitação sobre meio ambiente

Domésticas visitam Oceanário de Aracaju e aprendem lições importantes para preservação ambiental

às 18h15
Jaciara Sena: "Comecei a fazer reciclagem e fiquei impressionada com a quantidade de lixo que eu jogava fora"
Profissionais da Casa das Domésticas visitam Oceanário
Para prof. Luciana Rodrigues lições sobre meio ambiente devem ser aprendidas na prática
Casal João Cesar e Jaciara Sena reciclam o lixo em casa
Compartilhe:
Profissionais da Casa das Domésticas visitam Oceanário

Profissionais da Casa das Domésticas visitam Oceanário

Mais de dez profissionais cadastrados na Casa das Domésticas Dom José Vicente Távora participaram de uma aula diferente sobre meio ambiente. A ação, realizada nesta quarta-feira, 16 de abril, no Oceanário da Orla da Atalaia, em Aracaju, acontece em parceria com o projeto Conduta Consciente da Universidade Tiradentes e a empresa de distribuição de gás domiciliar, Ultragaz. A visita é resultado da capacitação realizada em março deste ano na Casa das Domésticas através dos módulos sobre Relações Interpessoais e Meio Ambiente ministrados pela coordenadora do Conduta Consciente, professora Luciana Rodrigues.

No módulo, as domésticas discutiram sobre a importância da preservação do meio ambiente, dos recursos naturais e de que forma elas podem contribuir com ações positivas para o planeta. “Quando trabalhamos as questões relacionadas ao meio ambiente, não é muito interessante ficarmos apenas na teoria. Então marcamos algo onde elas pudessem vivenciar o que foi discutido em sala, para enxergarem este espaço tão falado que é o meio ambiente e o que elas podem fazer, por exemplo, em relação a água e separação do lixo”, destaca Luciana Rodrigues.

Para prof. Luciana Rodrigues lições sobre meio ambiente devem ser aprendidas na prática

Para Luciana Rodrigues lições sobre meio ambiente também devem ser aprendidas na prática

Noções ambientais que a dona de casa Jaciara Ferreira Cardoso Sena, 50, adquiriu com o curso e fez questão de praticar em casa. Ela conta que a partir da capacitação sobre Meio Ambiente se sentiu mais estimulada a desenvolver ações sustentáveis em casa. “Comecei a fazer reciclagem e fiquei impressionada com a quantidade de lixo que eu jogava fora. Achei muito bom o curso porque aprendi muitas coisas novas”, avalia Jaciara.

Guiadas pelo estudante do curso de Ciências Biológicas da Unit e funcionário do Oceanário, Ygor Azevedo, as visitantes conheceram várias espécies de tartarugas e a importância da preservação em benefício da qualidade de vida dos animais. Para Rodrigues, além do conhecimento pessoal sobre o meio ambiente, o curso possibilita a oferta de mão de obra qualificada. “Com a PEC das domésticas, elas precisam estar capacitadas para exigirem seus direitos e oferecerem um serviço melhor. E percebemos o interesse delas pela capacitação desde o primeiro módulo”, observa a coordenadora.

Jaciara Sena: "Comecei a fazer reciclagem e fiquei impressionada com a quantidade de lixo que eu jogava fora"

Jaciara Sena: “Comecei a fazer reciclagem e fiquei impressionada com a quantidade de lixo que eu jogava fora”

Quitéria da Silva Santos, 50, é secretária do Sindicato das Domésticas do Estado de Sergipe e atua na Casa das Domésticas. Segundo ela, o projeto oportuniza a valorização do trabalho desses profissionais. “Este curso é de grande valor, tanto para o meio ambiente, quanto para o reconhecimento do nosso trabalho. Economia da água, energia e no cuidado ao jogar ao lixo”, acredita a doméstica aposentada.

A visita foi encerrada com a apresentação de um vídeo sobre os projetos patrocinados pela empresa Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) e com a entrega de certificados pelo coordenador de Extensão da Unit, professor Gilton Kennedy.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: