ESTUDE NA UNIT
MENU

Docentes e estudantes participam do Fórum Mundial de Urbanismo

Sétima edição do Fórum reúne profissionais de diversos países, além de 500 eventos entre palestras, mesas-redondas, capacitações e visitas técnicas

às 12h27
Docentes e alunos Unit participam do 7º Fórum Mundial de Urbanismo
Docentes e alunos Unit participam do 7º Fórum Mundial de Urbanismo
Compartilhe:
Docentes e alunos Unit participam do 7º Fórum Mundial de Urbanismo

Docentes e alunos Unit participam do 7º Fórum Mundial de Urbanismo (Foto: Arquivo pessoal)

Os docentes Ricardo Mascarello, Agripino Neto, Dora Diniz, Clarisse Almeida e 15 estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes participaram entre os dias 4 e 13 de abril do 7º Fórum Mundial de Urbanismo (WUF), realizado na cidade de Medellín, na Colômbia. Durante os cinco dias, aproximadamente 500 eventos foram realizados entre palestras, mesas redondas, capacitações e visitas técnicas.

Segundo o coordenador, o evento foi bastante significativo para os estudantes pelo contato com grandes nomes da área da Arquitetura. “Foi realmente uma experiência fantástica A participação nas várias atividades e especialmente na palestra do famoso arquiteto e urbanista de Luxemburgo Leon Krier. Urbanista de mão cheia que elaborou projetos expressivos para vários países com uma visão romântica e, ao mesmo tempo, vanguardista no desenho das cidades. Foi a oportunidade do nossos alunos vivenciarem as propostas e pensamentos filosóficos do urbanismo contemporâneo”, ressalta o coordenador do curso de Arquitetura, Ricardo Mascarello.

Além da participação no Fórum, o grupo da Unit conheceu as cidades de Medellín e Bogotá, referência mundial nas intervenções urbanas e projetos fundamentados na inclusão social.

“Passamos por equipamentos urbanos de grande significado para a cidade como: praças, parques, ruas e avenidas reconfiguradas com ênfase para o pedestre e a convivência social. Também visitamos três bibliotecas que fazem parte do sistema de integração e educação chamados de Parque Bibliotecas. Estas vivências contribuem sensivelmente para uma formação mais dinâmica e universal dos nossos futuros arquitetos”, acrescenta Mascarello.

A participação da delegação Unit no fórum não rendeu apenas experiências para professores e alunos Unit, mas resultou no convite para a vinda de dois representantes da Empresa de Desenvolvimento Urbano de Medellín (EDU) para apresentação dos projetos realizados na próxima Jornada de Arquitetura e Urbanismo da Unit, realizada em setembro deste ano, e na assinatura de um convênio com a Universidade Remington de Medellín. A parceria contribuirá, principalmente, para a mobilidade acadêmica entre as duas instituições a partir do primeiro semestre de 2015. “Enviaremos aproximadamente dez alunos de nosso curso para um intercâmbio de três semanas”, informa o docente.

Compartilhe: