Cada vez mais, estudantes de diversas áreas do conhecimento buscam oportunidades em instituições de ensino fora do Brasil a fim de aprimorar o idioma, conhecer novas culturas e ter uma visão diferenciada da profissão que escolheu. Atentos a esta procura constante dos alunos, o Departamento de Relações Internacionais da Universidade Tiradentes, em parceria com os cursos do Unit Idiomas, promoveu na quarta-feira, 30 de abril, palestra sobre ‘A importância do aprendizado de uma língua estrangeira e os impactos de um intercâmbio na vida acadêmica, profissional e pessoal’.
Ministrado pelo diretor da British Council – regiões Norte e Nordeste – Marcus Vinícius Machado, a palestra ressaltou o que é preciso para o acadêmico pleitear uma vaga no exterior, como conseguir identificar a universidade, quais são os programas em vigor, os exames de proficiência, dentre outros quesitos.
“A busca de alunos do Norte/Nordeste em relação às instituições do exterior está se aproximando em números relativos à região Sul/Sudeste. Parte desses alunos ainda acredita que estudar no País estrangeiro é muito difícil. E estamos aqui para desmistificar esta ideia e mostrar que na era da informação, estudar no exterior só requer um pouco mais de pesquisa”, informa Marcus Machado. Segundo ele, para atender as necessidades de um mundo multicultural, o profissional deve estar bem preparado. “Para um mundo globalizado precisamos de profissionais globalizados, com habilidade de se comunicar em outras Línguas, de circular e entender culturas. Acredito que este é o futuro da América Latina, do mundo”, salienta.
Quem descobriu esta diversidade cultural e possibilidades de novas na carreira acadêmica foi a gastróloga Karen Pina. Quando estava no 3º período de Gastronomia na Unit, a aluna participou de um intercâmbio no México, onde estudou por seis meses na Universidade Autónoma de Puebla (Buap). Atualmente, Karen mora nos Estados Unidos com o objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos na profissão. “Essa mudança é resultado do intercâmbio que fiz na época da universidade, em busca de novas experiências. Agora quero me aperfeiçoar na área gastronômica em outros países”, salienta Karen.
Para o coordenador de Relações Internacionais da Universidade Tiradentes, Matheus Batalha, a presença do diretor regional na universidade demostra a credibilidade da parceria entre as instituições. “Há cerca de dois anos, a entidade do British Council nos apoia seja fornecendo o IELTS, seja na oferta de bolsas para os estudantes. Esta é a primeira vez que trazemos o diretor regional para conversar com os alunos sobre as oportunidades de estudar no Reino Unido e de ter uma segunda Língua. A ação é um apoio para os estudantes. Para este ano estamos com uma série de ações, principalmente para o final do semestre e início do próximo”, completa.
Para mais informações sobre editais de intercâmbio clique aqui.
Fotos: Marcelo Freitas