ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit firma convênio com uma das melhores instituições do mundo

O acordo de cooperação acadêmica internacional entre a Unit e o MIT, referência de qualidade em ciência e tecnologia em todo o mundo, vai promover troca de conhecimento

às 17h46
Superintendente acadêmico da Unit, professor Temisson José, ao lado da diretora do MIT Rosabelli Coelho-Keyssar
Superintendente acadêmico da Unit, professor Temisson José, ao lado da diretora do MIT Rosabelli Coelho-Keyssar
Superintendente Geral do Grupo Tiradentes, professor Jouberto Uchôa Júnior
Equipes da Unit e MIT celebrando o acordo
Superintendente acadêmico Temisson José e o coordenador de Relações Internacionais Otávio Correia
Compartilhe:

Por Raquel Passos

Sempre à frente do tempo, a Universidade Tiradentes continua avançando rumo à internacionalização em prol da formação de cidadãos críticos nas mais diferenciadas áreas do conhecimento. Após a instalação do Tiradentes Institute no mais importante centro de ensino superior do mundo, em Boston, nos Estados Unidos, a Unit agora escreve mais um capítulo relevante nessa história. Na última semana, a instituição de ensino superior sergipana firmou um acordo de cooperação acadêmica internacional com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT (Massachusetts Institute of Technology), referência de qualidade em ciência e tecnologia em todo o mundo.

No primeiro momento do acordo acontecerá um maior fluxo de acadêmicos do MIT na Unit, em Aracaju, fortalecendo as bases de relacionamento, cooperação e desenvolvimento de projetos entre ambas as instituições. As ações já iniciarão no segundo semestre deste ano com atividades em laboratórios de ensino e workshops hands on (treinamentos práticos) que buscam desenvolver tópicos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática entre estudantes de engenharias e tecnologias/computação das duas instituições.

Para que as oportunidades de aprendizado internacional se efetivem entre as duas instituições, um fundo de participação foi criado para executar o acordo. Trata-se do Tiradentes Fund at MIT, que desenvolverá as relações acadêmicas entre a Unit e o MIT. Como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts é uma instituição que respira relacionamento entre diversos países, em seu escopo existe um programa só para isso, o de Iniciativas Internacionais de Ciência e Tecnologia do MIT (MISTI). Assim, o fundo Tiradentes será gerenciado pelo MIT Brasil, parte do MISTI.

 De acordo com o coordenador de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes, professor Otávio Correia, o primeiro movimento do acordo será entre alunos e professores do MIT que virão a Aracaju. “Eles deverão vincular teoria à prática com os alunos da Unit nas áreas de engenharia e tecnologia para depois replicar fora do ambiente acadêmico. Afinal, o acordo de cooperação acadêmica internacional promoverá relacionamento entre as duas instituições e estamos apenas no primeiro passo, felizes por estarmos lidando com a melhor universidade do mundo”, explica.

Convênio

A parceria entre a Unit e o MIT ultrapassa as barreiras do conhecimento. “Investimos na internacionalização como ferramenta capaz e eficiente na construção de novas tecnologias, mobilidade acadêmica e pesquisas com parceiros pelo mundo que difundem experiências e constroem pontes entre os desafios tecnológicos e sociais”, destaca o Superintendente geral em exercício do Grupo Tiradentes, professor Dr. Saumíneo Nascimento.

Ao desenvolver esse relacionamento de mão dupla com o MIT, a instituição sergipana revela sua magnitude intelectual.

“O acordo que firmamos em caráter abrangente se dá devido às inúmeras possibilidades de cooperação acadêmica. As próximas ações serão tratadas em comum acordo. Mas até lá receberemos em nossa estrutura de ensino, pesquisa e extensão, com muito orgulho, alunos e professores do MIT que transformam conhecimento diário em ciência e tecnologia a serviço da humanidade. Nossos ambientes se transformarão em laboratórios onde os melhores do mundo poderão desenvolver não somente atividades específicas de engenharia, por exemplo, mas também no que eles chamam de prática social”, afirma o superintendente acadêmico do Grupo Tiradentes, professor Temisson José dos Santos.

Segundo semestre

A primeira visita será de uma aluna do MIT ao campus Unit Farolândia em agosto. O foco será na Engenharia Mecatrônica. “Ela se chama Alexia e trará um protótipo de purificação de água para fazer testes mercadológico e técnico na Unit. Além disso, vai trabalhar duas vezes na semana com técnicas de ciências e tecnologia com alunos do Centro de Educação e Saúde Ninota Garcia”, explica professor Otávio Correia.

Compartilhe: