ESTUDE NA UNIT
MENU

Núcleo de Educação da Unit tem novas instalações  

Registrado no Conselho Estadual da Educação de Sergipe, o Núcleo já foi destaque nacional na Provinha Brasil – MEC, está totalmente revitalizada e moderna.

às 19h09
O descerramento da placa pelo professor Uchôa e a professora Cecília.
O descerramento da placa pelo professor Uchôa e a professora Cecília.
Uma das novas salas devidamente mobiliada
As professoras Albertina e Maria da Conceição Siqueira Dias
Erik Gabriel e o seu sonho em ser médico
Os móveis confeccionado com materiais recicláveis
Compartilhe:

A instituição que já obteve o 1º lugar em todo Estado no concurso da provinha Brasil, inaugurou novas instalações na tarde da sexta-feira, 15. Atendendo 150 crianças do 1º ao 5º ano durante o turno vespertino o Centro de Educação da Unit funciona de segunda à sexta-feira.

Tudo começou com o olhar visionário do professor Uchôa! Ao fazer uma inspeção do prédio do antigo Ninota Garcia em 1995 com o propósito de instalar a Clínica de Fisioterapia, foi questionado por populares se o objetivo da sua visita era a criação de uma escola que atendesse à comunidade.

A pergunta serviu como estímulo e despertou no professor o desejo de oferecer à comunidade do bairro e adjacências um espaço educacional aonde seus filhos pudessem adquirir formação básica de forma gratuita e com qualidade. E foi a partir desse desejo que em 1997 o sonho do professor se transformou em realidade.

Ao longo das duas últimas décadas, o Centro dividiu o espaço de funcionamento com a clínica. A inauguração da nova sede (cujo acesso passou a ser pela avenida da Orlinha do Bairro Industrial) oferece uma melhor, mais ampla e confortável estrutura para os jovens alunos.

“Estamos muito felizes pela oportunidade de mostrar à sociedade o nosso compromisso com a educação e também com a educação dos mais carentes”, revela o professor Uchôa.

“Esse é um momento extremamente relevante porque mostra para a sociedade um empreendimento que vem da iniciativa privada e que transforma essa iniciativa num espaço público não estatal que garante acesso a centenas de crianças ao ensino fundamental de forma gratuita”, justifica da secretária de Educação do Município, professora Cecília Leite.

“Um projeto desses em que a Universidade Tiradentes possibilita às essas crianças a formação escolar de forma gratuita representa uma das mais importantes ações extensionistas da instituição”, opina o Coordenador de Extensão, professor Geraldo Calasans.

“Poucos colégios da rede particular tem a estrutura que a Unit está proporcionando para as crianças do Bairro Industrial”, comenta Antônio Almeida Santos, pai de uma menina de oito anos estudante do 3º ano.

“A Unit é uma escola exemplo para o nosso país. Felizes dos pais que conseguem uma vaga para pôr um filho aqui”, diz Luciano dos Santos cujo filho também é aluno do Centro.

“Só tenho de agradecer a todos os que fazem o Centro de Educação da Unit pela oportunidade dada ao meu filho de estudar aqui porque esse é o único colégio bom”, conta Katiúcia Santos da Silva, mãe de uma criança de sete anos.

“Os meninos vêm de um ambiente muito sofrido pois enfrentam todo tipo de problema social e de repente eles recebem de presente uma escola toda arrumadinha. Isso é muito bom para a autoestima deles”, acentua a coordenadora do Centro de Educação da Unit, professora Maria da Conceição Siqueira Dias, uma das colaboradoras que contribuem com a formação dos jovens desde a fundação da unidade escolar, há 21 anos.

“A questão do conteúdo não se altera. Contudo, a escola fisicamente melhorou bem porque estamos em prédio próprio com mais opções. O aluno passa a ter quadra coberta e não precisa ficar junto com a Clínica de Fisioterapia uma vez que o local era mais restrito”, justifica a diretora do Centro de Educação e Saúde da Unit, professora Albertina Souza Xavier. A docente se diz realizada porque acompanha a evolução do Núcleo desde que ele representava apenas uma semente. “Durante esses 21 anos temo o privilégio de acompanhar o seu crescimento e constatar a contribuição que a Unit vem dando a esse bairro”, pondera Albertina.

Aos sete anos Erik Gabriel Santos Oliveira chegou no Centro de Educação há poucos meses. Apesar disso, confessa estar muito feliz pela estrutura das novas instalações. “Aqui tem mais espaço, mais brinquedos e eu posso estudar ciências”, diz o jovem que apesar da pouca idade já pensa em ser médico.

O espaço de convivência e lazer do novo Centro está decorado com móveis confeccionados com materiais recicláveis. A ideia partiu da Coordenação do Programa Conduta Consciente que mobiliou alunos de Arquitetura e os próprios alunos da unidade de ensino para a confecção de peças. Além dos móveis coloridos e funcionais, o programa coordenado pela professora Luciana Rodrigues implementou a coleta seletiva. “Acreditamos que a criança é o futuro e é a partir delas que conseguiremos despertar na sociedade para a importância da preservação do meio ambiente”, opina.

Compartilhe: