Para o mercado de trabalho a oportunidade de realizar um intercâmbio pode ser considerada um diferencial na hora da contratação. Para preparar ainda mais os estudantes e colocá-los à frente dos concorrentes, a Universidade Tiradentes abre inscrições para os Programas de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI) e o de Bolsas Ibero-Americanas. Com a iniciativa, expande-se um universo de possibilidades para que o acadêmico possa desenvolver sua visão de mundo.
A oportunidade de estudar em outro país enche os olhos de muitos estudantes, no entanto, é preciso ficar atento aos requisitos para estar ainda mais próximo da tão sonhada mobilidade acadêmica.
“São os quatro pontos principais: média do aluno, que deve ser no mínimo 7; ter cursado entre 20% e 80% dos créditos do curso; titulações acadêmicas, como iniciação científica, participação em workshops, estágio, entre outros e trabalho voluntário”, comenta a Outgoing Students Coordinator de Relações Internacionais da instituição, Jéssica Amaral.
A estudante de Design Gráfico Paula Vitória, sabendo da possibilidade de fazer mobilidade, se preparou bem até chegar o momento da seleção. “Eu sempre fui muito focada em tirar o máximo proveito da universidade, queria aprender de verdade. E aí, foi jogar muita energia boa para o universo, trabalhar duro e colher os resultados”, pontua a estudante que ficará seis meses na Coreia do Sul.
Experiência
Em qualquer país, todas as experiências são válidas e importantes. As parcerias da Universidade Tiradentes se estendem por todo o mundo e vão desde países culturalmente próximos, como Argentina, a países como Polônia e Coreia do Sul. A diversidade garante que os estudantes possam escolher o país que mais se identifica, seja por motivos pessoais ou de acordo com o valor agregado para sua futura profissão.
Além da vivência cultural, durante seu período na Espanha, o estudante de Arquitetura e Urbanismo da Unit Rafael Pinheiro buscou estágios e trouxe para o Brasil uma carta de recomendação do escritório em que atuou. “Foi uma grande oportunidade. Estagiei por quatro meses e consegui ter um bom êxito”, comenta.
Para ter mais informações sobre os processos, datas e inscrições, clique nos editais: