ESTUDE NA UNIT
MENU

Pesquisadores da Unit desenvolvem projeto em parceria com o Reino Unido

O estudo será desenvolvido em um dos mais importantes centros de eletroquímica do mundo

às 10h47
O desenvolvimento da ciência e tecnologia além-fronteiras. Por meio de um projeto de mobilidade acadêmica aprovado pela Royal Society, entidade de fomento à pesquisa no Reino Unido, professores da Universidade Tiradentes vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos e ao Instituto de Tecnologia em Pesquisa (ITP) realizarão estudos e o desenvolvimento de novos catalisadores para produção de energia usando células a combustível.
Compartilhe:

“Na sociedade atual, toda a produção de energia é baseada na queima de combustíveis fósseis e sabemos que isso cria um problema de poluição muito grande. No futuro, o que se espera, por exemplo, é que os carros não utilizem mais motores à combustão”, comenta o professor Dr. Giancarlo Richard S. Banda.

“O que se busca atualmente é a utilização de diferentes sistemas como, por exemplo, energia solar, eólica e um dos mais interessantes que são as chamadas células a combustível, as quais via reação eletroquímica, produzem energia e não poluem”, acrescenta o pesquisador.

Os experimentos que serão realizados pelo grupo de pesquisa visam entender as relações entre as propriedades de cada um dos átomos presentes nos catalisadores com as atividades de aceleração do processo, permitindo a projeção de catalisadores mais eficientes. “Uma das limitações é que as reações eletroquímicas são lentas e, para isso, precisam de catalisadores. O objetivo do nosso projeto é desenvolver novos catalisadores mais eficientes do que os que já têm no mercado e do que estão sendo pesquisados”, explica Dr. Banda.

Durante dois anos, as pesquisas serão realizadas no Instituto de Tecnologia e Pesquisa e no Departamento de Química da Universidade de Southampton, em um dos maiores e mais modernos centros do mundo, o Laboratório Nacional de Luz Sincrotron. A Universidade de Southampton é uma das dez melhores universidades do Reino Unido, internacionalmente reconhecida por ser pioneira em pesquisa e por seu ensino qualificado.

“Vamos ter acesso a equipamentos de ponta e isso é importantíssimo para o desenvolvimento do projeto. Como pesquisadores, fazemos a nossa parte e desenvolvemos pesquisas cada vez mais eficientes e perto da realidade”, assegura.

Além do professor Giancarlo Banda, as pesquisas são conduzidas pela doutora Katlin I. B. Eguiliz, docente da Universidade Tiradentes e do PEP, ambos bolsistas de produtividade do CNPq, nível 2, e pela professora Andrea E. Russell, da Universidade de Southampton/Reino Unido.

“Este é o primeiro projeto realizado com recursos recebidos de outro país. Isto representa o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos e da importância da nossa pesquisa em âmbito nacional e mundial”, enaltece Dr. Giancarlo.

“Gostaria de parabenizar aos docentes e ao seu grupo pelo excelente resultado e compromisso para com as instituições envolvidas fortalecendo o processo de internacionalização da Unit”, frisa a coordenadora do PEP/Unit, professora doutora Eliane Bezerra.

Internacionalização

Para o desenvolvimento do projeto, os pesquisadores contam com a participação dos estudantes de doutorado do PEP Caio Vinícius da S. Almeida e Edmundo Sebadelhe Valério Neto, que terão apoio financeiro para realização de missões de estudo e pesquisa no Departamento de Química da Universidade de Southampton.

“É muito importante, porque além de aprimorarem a língua inglesa, os doutorandos terão acesso a outras técnicas que não temos aqui e vão entender as reações que estão acontecendo dentro dos catalisadores. Vão olhar o mundo de outra maneira e aprender. Uma vivência pessoal e acadêmica bastante relevante”, declara a doutora Katlin.

“Esta é a melhor forma da Unit de fazer internacionalização, apoiar projetos e docentes da universidade para que cada vez mais tragam pesquisas com colaborações de outros países”, salienta Dr. Giancarlo.

“Este será um grande diferencial para minha vida profissional. Tenho uma grande expectativa de ter acesso a várias técnicas e aparelhos e colocar em prática todo o estudo que venho aprendendo no laboratório e com os docentes. Esta oportunidade também me trará acesso a uma nova cultura e desenvolvimento de novas parcerias”, afirma Edmundo, egresso do curso de Engenharia Ambiental da Unit.

“Fiquei bastante feliz com a conquista da pesquisa e com o caminho que teremos que percorrer para trazer resultados satisfatórios. Além do ganho pessoal por conhecer outro país, teremos acesso à outra filosofia de trabalho, equipamentos de ponta e contato com excelentes pesquisadores”, considera Caio, egresso do curso de Engenharia de Petróleo da Unit.

O projeto foi iniciado durante o período do estágio sênior dos pesquisadores Giancarlo Banda e Katlin Eguiluz na Inglaterra, na Universidade de Southampton.

 

Compartilhe: