ESTUDE NA UNIT
MENU

Pesquisa fundamenta troca de conhecimento

Pesquisa favorece estabelecer parcerias entre instituições com o propósito de fortalecer uma cultura científica internacional

às 19h30
O professor Aminou Mohamadou permanece  entre nós durante 15 dias.
O professor Aminou Mohamadou permanece entre nós durante 15 dias.
Compartilhe:

Motivado pela pesquisa, presença do professor Aminou Mohamadou, da Université de Reims/França na Universidade Tiradentes durante 15 dias estreita ainda mais as relações entre pesquisadores e estudiosos do programa de mestrado e doutorado em Engenharia de Processos da IES sergipana com cientistas internacionais.

Durante o tempo em que permanece em solo sergipano, o professor Aminou conhece o que aqui tem sido produzido na esfera científica e ministra palestras como a ocorrida na quinta-feira, 23, oportunidade em que falou sobre a pesquisa intitulada “Synthesis of bio-based ionic liquids” (Síntese de líquidos iônicos de base biológica).

“Ele está intimamente em contato com alguns dos nossos alunos para a aplicação dos processos que desenvolve na França e conhecimento dos processos que desenvolvemos aqui”, explica professor Álvaro Lima, responsável pelo acompanhamento do cientista nas ações desenvolvidas no laboratório do Programa de Engenharia de Processos.

O docente salienta que a colaboração da pesquisa científica realizada pelos estudiosos sergipanos por meio do PEP se dá pela utilização de líquidos iônicos para a remoção de pesticidas em alimentos. “Ele vai fazer a síntese desses líquidos iônicos e nós faremos a aplicação”, acrescenta o professor Álvaro.

Essa é a primeira vez se concretiza uma parceria formal com a França, fato que fortalece o convênio que está em andamento entre as duas universidades por meio dos seus departamentos de relações internacionais.

“Estamos num processo de muita vontade de fazer internacionalização, e a vinda do professor Aminou cria uma cultura que vai de encontro aos nossos interesses em ultrapassar fronteiras”, complementa o professor Álvaro.

“Tudo começou com a realização de uma conversa com professores e pesquisadores daqui da Unit durante encontro de grupos de pesquisadores realizado na Universidade de Aveiro, em Portugal”, dia o professor Aminou. O docente e pesquisador internacional ressalta a importância das relações que são estabelecidas entre os pesquisadores.

Compartilhe: