ESTUDE NA UNIT
MENU

Comece o semestre com consciência ambiental

Ações existentes na Unit buscam a consciência ambiental e reeducam hábitos dos alunos. A ideia é que possam contribuir para amenizar os danos do planeta

às 19h21
Coordenadora do programa Conduta Consciente, professora Luciana Rodrigues
Coordenadora do programa Conduta Consciente, professora Luciana Rodrigues
Conduta Consciente realiza trabalhos relacionados a bons hábitos, cuidado com o planeta e ainda oferece o redário aos alunos no campus Farolândia
Compartilhe:

Bons hábitos podem causar menos danos ao planeta e pequenas atitudes a respeito da consciência ambiental é o que muita gente precisa adotar para a preservação do meio ambiente. Seguindo essa linha de raciocínio, a Universidade Tiradentes – Unit – desenvolve ações para que os alunos adquiram comportamentos positivos voltados ao consumo consciente.

Por meio do programa Conduta Consciente desenvolvido pelo Grupo Tiradentes, estudantes colaboram com a missão de cuidar do planeta aprendendo a realizar ações aparentemente simples, como descarte correto de resíduos, separação de lixo e reciclagem. Mas entendem que são exatamente estas que resultam em bons hábitos que contribuem para diminuir os danos no Meio Ambiente.

O programa tem o objetivo de fomentar mudança de comportamento nas ações dos colaboradores, professores, alunos e parceiros da instituição em busca do desenvolvimento sustentável. “Começamos instalando as caixas coletoras e containers, aplicamos sinalização pelo campus, e temos proporcionado capacitações educativas para a comunidade acadêmica. Nossa ideia é agregar cada vez mais pessoas ao programada. Precisamos que compreendam a importância de somar esforços em prol do futuro do planeta”, considera a coordenadora do programa Conduta Consciente, professora Luciana Rodrigues.

A iniciativa institucional completará uma década de ações ano que vem. “A equipe é pequena, mas aos poucos vamos ganhando corpo e conseguimos aderir parceiros. Conseguimos atuar na implementação, por exemplo, de coleta seletiva do consumo consciente em todas as unidades do Grupo Tiradentes”, informa.

Consumo consciente

Comemorado em 15 de outubro, o dia do consumo consciente é um incentivo aos alunos interagirem mais com as ações do programa Conduta Consciente. “Temas como meio ambiente, cidadania, sustentabilidade e cultura são trabalhados de forma lúdica com o objetivo de incentivar o aluno a interagir e conhecer mais sobre os processos”, conta a coordenadora.

Iniciativas sustentáveis

O programa realiza ações que incentivam cada vez mais o consumo consciente. Além disso, simples hábitos podem gerar economia e melhorar a saúde. Confira abaixo e participe!

Shopping Grátis – é um espaço de doação de artigos de “segunda mão” em bom estado de conservação e ainda em boas condições de uso. Apenas são aceitos produtos deste tipo, ficando, automaticamente, excluídos artigos considerados ilegais, como cópias não autorizadas de filmes, discos, livros e etc. O intuito é incentivar que, antes descartar algum objeto, ele pode ser útil para outra pessoa. E o shopping atua como espaço democrático para trocas: ao doar algo, o aluno ou colaborador tem direito de adquirir qualquer outro item disponível (e já doado por outra pessoa). “É uma verdadeira boa ação em cadeia”, reforça professora Luciana.

Bike Unit – é uma das ações da Universidade Tiradentes que disponibiliza bicicletas para os alunos e colaboradores se deslocarem pelo campus Tiradentes. “O objetivo é incentiva-los ao hábito da locomoção sem poluição do ar, além de fazer com o que o estudante saia do sedentarismo”, diz.

Coleta de óleo – é uma nova ação que o Grupo Tiradentes está desenvolvendo. O intuito é reduzir a poluição nos rios causada pelo óleo saturado. De acordo com a coordenadora Luciana Rodrigues, um litro de óleo de cozinha jogado na pia pode poluir até 25 mil litros de água. “Nessa ação, a Unit tem parceria com a cooperativa Recigraxe, onde o óleo coletado passará por um processo de transformação e se tornará um produto ecoeficiente, o sabão em pedra”, informa.

Compartilhe: