O projeto de extensão intitulado Caravana de História, organizado por professores e alunos do curso de licenciatura da Universidade Tiradentes (Unit), chegou à 4ª edição nos últimos dias 12 e 13. Trata-se de um planejamento de práticas que possibilita aos estudantes a compreensão dos conhecimentos historiográficos sergipanos, algo imprescindível a um profissional da área.
Por meio das disciplinas Historiografia Brasileira e História da Arte, os alunos do curso visitaram os principais destinos históricos da capital, como o antigo farol da rotatória do bairro Farolândia; o Parque dos Cajueiros; o Calçadão da Praia Formosa; a Praça Ignácio Barbosa; o Largo da Gente Sergipana; a Ponte do Imperador; o Mercado Central e região; bem como o Centro Histórico de Aracaju; o Palácio Museu Olímpio Campos; e a comunidade quilombola Maloca (situada no bairro Getúlio Vargas).
A execução do projeto contou ainda com a parceria e contribuição do estudante Frederico Lima Teles e do professor Rogério Freire, que apresentou fatos sobre os pontos históricos de Aracaju.
Segundo a coordenadora dos cursos de Pedagogia e História da Unit, professora Viviane Andrade de Oliveira Dantas, a oportunidade induz e facilita a compreensão de alunos em atividades de extensão como essa. “O projeto ‘Caravana de História’ proporciona um grande impacto na sociedade, pois qualifica os graduandos para o mercado de trabalho, trazendo ao mesmo tempo mais visibilidade para o curso de licenciatura em História e valorização de seu corpo discente”, destaca professora Viviane.
Ainda de acordo com a coordenadora, elementos que desafiam os alunos a explorarem o conhecimento mais a fundo ajudam na formação de bons profissionais. “O futuro professor precisa de elementos que permitam o planejamento de práticas pedagógicas, que auxiliem a reconhecer e produzir informações em diversas situações e diferentes configurações”, finaliza.