Levando em consideração que a saúde do meio ambiente depende da quantidade de lixo que é gerado e do tempo que ele leva para se decompor, a coordenação dos cursos de bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tiradentes – Unit – realizou ações para celebrar o dia do biólogo. Comemorado nacionalmente no dia 3 de setembro, professores e estudantes dos cursos fizeram ações de educação ambiental no Parque da Sementeira, em Aracaju.
Com o objetivo de levar conhecimento relacionado à sustentabilidade de forma simples e acessível aos frequentadores do local, os futuros biólogos apresentaram o que pode afetar o futuro do meio ambiente. Por meio de amostras, foi possível explicar o tempo de degradação de alguns produtos, se lançados na natureza.
De acordo com o coordenador do curso de Ciências Biológicas, professor Cleodon Teodósio, a iniciativa promoveu conscientização, pois as apresentações deram ênfase à importância da separação e reciclagem de material. Afinal, papel demora 3 meses para se decompor, chiclete leva 10 anos e plástico, mais de 100 anos. “Embora esta tenha sido a primeira realização desse tipo de atividade externamente, pretendemos que outros momentos como esse se repitam”, conta.
Atividades
A distribuição de mudas também foi uma das atividades, incentivando os indivíduos a plantarem. Informações a respeito destas plantas foram esclarecidas, fazendo com o que o público interessado compartilhasse também suas experiências.