ESTUDE NA UNIT
MENU

CPA: avaliação nominal docente e da gestão acadêmica segue até dia 31

A avaliação docente e da gestão acadêmica ocorrerá até o dia 31 e CPA conta com a participação de toda a comunidade

às 15h24
Basta acessar o Magister até dia 31
Basta acessar o Magister até dia 31
Compartilhe:

A avaliação nominal docente e da gestão acadêmica é o instrumento utilizado pela Universidade Tiradentes (Unit) para identificar as potencialidades e fragilidades na comunidade acadêmica com o intuito de proporcionar melhoria na qualidade do ensino. Este método de autoconhecimento da instituição é promovido por meio da Comissão Própria da Avaliação (CPA). Os alunos avaliam o desempenho do professor durante o semestre de forma confidencial, via Magister, e segue disponível até dia 31. O mesmo acontece para professor que avalia coordenador e coordenador que avalia a instituição superior de ensino.

No sistema, está disponível um questionário na página inicial com questões objetivas sobre o cotidiano acadêmico de cada aluno, professor e coordenador; com conteúdos que permitem identificar como está o relacionamento entre corpo docente e discente; como se dá a prática docente de cada curso na prática; o atendimento ao aluno; relevância da bibliografia indicada, entre outros. As informações coletadas não são identificadas, portanto, as respostas são tratadas sigilosamente pela comissão sem caráter punitivo.

O presidente da CPA, professor Adailton Barroso, conta que a participação de todos os alunos é muito importante para a representatividade do corpo discente nas melhorias dentro da instituição. “Nós só podemos concluir os processos de avaliação após identificar os pontos fortes e os fracos da Universidade sob o ponto de vista do aluno, e fazemos isso a partir da avaliação por meio dessa ferramenta”, explica.

Os resultados do processo avaliativo serão amplamente divulgados após o período de apuração e os alunos, professores e coordenadores poderão ter acesso às informações via Magister. A aluna de Enfermagem Rianny Carolyna não perdeu tempo e já fez sua avaliação. “É super tranquilo o questionário e prazeroso saber que de fato nossa voz conta para a Unit”, diz.

CPA

A Comissão Própria de Avaliação é prevista pela Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004. De acordo com o disposto no art. 11, cada instituição deve constituir uma CPA com as funções de coordenar e articular seu processo interno de avaliação e disponibilizar informações que possibilitem melhorias funcionais e educativas. Essas comissões devem ser cadastradas no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Legislação e Documentos (INEP) e devem ser compostas por representantes de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada.

Os resultados das avaliações são também analisados pelos gestores, coordenadores e pela própria CPA, que por meio de reuniões e grupos de debates propõe ações para melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Instituição.

A CPA também promove a divulgação das demandas apresentadas pelos diversos segmentos da Instituição e informa quais ações estão sendo desenvolvidas para corrigir eventuais fragilidades e aperfeiçoar as potencialidades já identificadas.

Compartilhe: