ESTUDE NA UNIT
MENU

Edital lançado para seleção de novas turmas do PBI (mestrado e doutorado)

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial (PBI) da Unit acaba de lançar editais para seleção de novas turmas de mestrado e doutorado para 2019

às 19h28
Compartilhe:

Por Thamara Mallena e Raquel Passos

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial (PBI) da Universidade Tiradentes acaba de lançar edital ofertando 15 vagas para seleção de candidatos tanto para mestrado, quanto para doutorado. As inscrições ficam abertas até o dia 11 de janeiro de 2019 para o mestrado e a seleção dos candidatos será realizada no período de 21 a 23 de janeiro. Já para o doutorado, o primeiro primeiro período de inscrição segue aberto até 11 de janeiro de 2019 e o processo de seleção acontecerá de 22 a 24 de janeiro.

Além de preparar os alunos para atuar no meio acadêmico e para a pesquisa, o curso também os capacita para trabalhar em empresa ou para serem novos empreendedores, formando jovens inovadores com a perspectiva de criar o seu próprio negócio. A seleção de novas turmas para o PBI acontece por meio de edital, no qual serão descritas as qualificações e todas as fases do processo.

O coordenador do programa, professor Marcelo Mendonça, acredita que alunos das mais diversas áreas do conhecimento terão interesse e que a seleção será de alto nível. “No PBI o aluno terá a opção de atuar e ser orientado por diversos grupos de pesquisa, com professores qualificados em muitas áreas, e contar com estrutura de laboratório moderna e adequada”, explica.

Segundo ele, o aluno aprovado poderá concorrer à bolsa de mestrado ou doutorado por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou Fapitec/SE, de acordo com os critérios do curso e das instituições de fomento. No doutorado, poderá ter a chance de participar do Programa de Doutorado Sanduíche (PDSE/Capes) e realizar parte de sua pesquisa em outro país.

Seleção mestrado

O processo seletivo inclui uma prova de conhecimentos gerais na área de biotecnologia, outra na área de língua inglesa, entrevista feita por uma comissão de professores responsáveis pela seleção e avaliação curricular. Essas etapas serão realizadas no período de 21 a 23 de janeiro. Os alunos serão selecionados por mérito e poderão ingressar no curso após a divulgação dos resultados, a partir do dia 11 de fevereiro.

Seleção doutorado

Essa seleção será realizada em três etapas, para facilitar a inscrição dos concluintes no mestrado, e trará a possibilidade de três períodos, ao longo do ano de 2019, para os alunos ingressarem no programa. Na primeira etapa, as inscrições estarão abertas de outubro de 2018 até 11 de janeiro de 2019 e o processo de seleção acontecerá de 22 a 24 de janeiro. Os resultados serão divulgados a partir do dia 11 de fevereiro.

Já na segunda etapa, as inscrições estarão abertas de 1º de abril a 14 de junho, e o processo de seleção acontecerá de 2 a 4 de julho 2019. Na terceira e última etapas, as inscrições acontecerão de 2 de setembro a 14 de novembro de 2019, com o processo de seleção entre 3 e 5 de dezembro.

Para saber mais detalhes sobre as seleções, basta acessar o edital disponível no portal da instituição.

PBI

Após a aprovação do mestrado em 2011 e do doutorado em 2014, o Programa de Pós-Graduação da Unit conseguiu conquistar o conceito de excelência junto à Capes. Na última avaliação, em 2017, o PBI recebeu o conceito 5 (escala de excelência que varia entre 3 e 7). Atualmente, na área de Biotecnologia Industrial, o PBI está entre os programas mais bem avaliados no Brasil.

 

 

Compartilhe: