ESTUDE NA UNIT
MENU

A migração e os problemas que afetam o continente europeu

Estudiosos se reúnem na capital federal para avaliar como os problemas migratórios vem afetando todo o continente europeu

às 21h35
Rute entre os participantes
Rute entre os participantes
Rute analisa a Eslovênia
Participação da mestranda na reunião
Compartilhe:

Pela primeira vez, a Delegação da União Europeia do Brasil organiza uma Simulação do Conselho Europeu sob o tema “Migração”, o evento ocorreu entre os dias 7 e 9 de novembro em Brasília no UniCEUB. A solenidade de abertura contou com a presença da Ministra Claudia Gintersdorfer, da União Europeia no Brasil, do Embaixador Paulo Roberto de Almeida, do Ministério das Relações Exteriores, da docente da Unit Liziane Paixão, membro da Comissão Organizadora, e Alexandru Balas, membro da Comissão Avaliadora. Na oportunidade, 60 estudantes de graduação e pós-graduação de 17 universidades brasileiras ilustraram as posições dos 28 países da União Europeia, do Conselho Europeu e da Comissão Europeia para tentar chegar a um acordo sobre migração.

O evento foi organizado no estilo de competição. Os estudantes trabalharam com base em uma metodologia e em um caso preparado por Alexandru Balas, professor assistente de Estudos Internacionais na SUNY Cortland. Ele também coordena o Programa de Estudos Internacionais e é diretor do Clark Center for Global Engagement, da SUNY Cortland nos Estados Unidos.

A Unit foi representada pelos discentes Rute Passos do Programa de Mestrado em Direitos Humanos e Matheus Porto do curso de graduação em Direito, com a orientação do professor Dimas Duarte.

“O método utilizado permite aos estudantes das IES públicas e particulares participantes contribuir com os estudos a respeito do Conselho Europeu e da União Europeia em relação aos problemas migratórios”, explica a mestranda Rute Passos, que vem desenvolvendo uma dissertação com foco nos temas migração e refúgio.

“Foi uma oportunidade muito proveitosa para compreender o foco das migrações, principalmente as migrações forçadas”, salienta a mestranda, que juntamente com os demais participantes da Unit representou a delegação da Eslovênia, um pequeno país do Leste Europeu.

“A participação nos trouxe uma visão mais próxima de como estabelecer uma proximidade com as relações diplomáticas dos países e das suas relações para encontrar soluções para os problemas globais”, conclui a mestranda.

Para Antonella Cerasino, chefe do projeto de diplomacia pública da União Europeia na América Latina e uma das idealizadoras da competição, “A simulação é uma das maneiras mais eficazes de ilustrarmos como funcionam as instituições da União Europeia, além de criar uma rede de ‘embaixadores da UE’ entre estudantes e professores brasileiros”.

Compartilhe: