Com a expertise de ser a instituição pioneira no Nordeste a implantar a plataforma de ensino Google for Education, a Universidade Tiradentes amplia seu papel educativo ao repassar sua experiência para instituições de ensino fundamental e médio das redes particular e pública. Dessa forma, a Unit cumpre um ciclo educacional que envolve a formação de seus próprios professores e alunos e a capacitação de docentes de escolas que formam os futuros acadêmicos da Instituição.
Por meio de consultoria, os professores da Unit apresentam e capacitam as escolas interessadas em trabalhar com a ferramenta Google. Na Universidade, a iniciativa é executada desde 2016 com a implantação de um projeto educacional que integra educação e tecnologia na Instituição. Inicialmente, o projeto começou envolvendo apenas 600 alunos, mas como a adesão foi positiva, o número de usuários evoluiu. Em três meses, ultrapassou a marca de 6 mil pessoas e com cerca de 80% de aceitação.
Como funciona
Por meio de salas interativas e outras ferramentas do Google For Education, os professores e alunos podem otimizar tarefas acadêmicas, compartilhar material de pesquisa, marcar vídeo-aulas entre outras atividades. Uma inovação é o uso de chromebooks (tipo de notebook, só que mais leve, com bateria que dura por mais de 11 horas e trabalha exclusivamente on-line). O número de empréstimo desse equipamento comprova a eficácia da ferramenta: de janeiro a outubro deste ano, os 600 chromebooks foram emprestados 60.371 vezes.
Essa mobilidade e interação entre professor e aluno chamou a atenção de escolas sergipanas, que buscam na Unit consultoria para implantação do sistema Google For Education.
Responsável pela capacitação de parte dos docentes da Unit, o coordenador dos cursos de Informática da Unit, professor Fábio Santos, conta que o projeto ultrapassou o campus e conquistou instituições de ensino médio e fundamental do estado. Para isso, foi realizado um evento pró-Google For Education com mais de 200 gestores e com representantes do Google. Em novembro, uma dessas instituições recebeu troféu e selo do Google for Education como escola de referência no estado e no Nordeste.
“Quando descobrimos esse mundo e vimos o que era possível fazer, seguimos o perfil do fundador da Instituição, professor Uchôa, que sempre diz que temos que fazer algo pela educação de nosso estado, e passamos a levar isso para as escolas. Fizemos um evento com quase 200 diretores de escolas particulares e públicas. Algumas passaram a nos procurar, como o CCPA e o Coesi. O Coesi nos chamou para ajudar a implantar o programa e colocou como meta ser escola referência e foi a primeira escola do Nordeste a conseguir esse título”, relembra.
Na avaliação dele, o Google for Education é um projeto educacional e não tecnológico, que auxilia docente e alunos a serem mais produtivos em suas atividades.
“Não é um projeto tecnológico, mas educacional. O grande diferencial é que ajuda o professor a ser mais produtivo, criativo, a potencializar seu conhecimento. A universidade começou a pensar como seria a educação daqui a 20 anos e chegamos no Google for Education. Tivemos que fazer uma integração com o sistema da universidade, o que já é um diferencial, porque geralmente as pessoas usam a plataforma Google separado. Aqui não. Quando o aluno se matricula, já é gerado um ambiente com as salas de aula virtuais. Isso deu uma dinâmica muito grande. As disciplinas que fazem parte do currículo e o professor locado já aparecem automaticamente no software”, explica.
Diante do sucesso da plataforma, que reúne 90% dos alunos e 80% dos professores, a Universidade Tiradentes foi reconhecida mundialmente pelo programa Universidade de Referência – Google for Education, iniciativa da Google que reconhece transformações culturais na educação superior. A solenidade ocorreu no último dia 06, no escritório do Google Brasil, em São Paulo, e reuniu o professor e reitor da Unit, Jouberto Uchôa, técnicos da Instituição, representantes do Google e de empresas parceiras.