ESTUDE NA UNIT
MENU

Inovação tecnológica da Universidade Tiradentes inspira escolas

Por meio de consultoria, os professores da Unit apresentam e capacitam as escolas interessadas em trabalhar com a ferramenta Google

às 23h12
Coordenador dos cursos de Informática da Unit, professor Fábio Santos
Coordenador dos cursos de Informática da Unit, professor Fábio Santos
Representantes do Coesi comemorando certificado Google
Compartilhe:

Com a expertise de ser a instituição pioneira no Nordeste a implantar a plataforma de ensino Google for Education, a Universidade Tiradentes amplia seu papel educativo ao repassar sua experiência para instituições de ensino fundamental e médio das redes particular e pública. Dessa forma, a Unit cumpre um ciclo educacional que envolve a formação de seus próprios professores e alunos e a capacitação de docentes de escolas que formam os futuros acadêmicos da Instituição.

Por meio de consultoria, os professores da Unit apresentam e capacitam as escolas interessadas em trabalhar com a ferramenta Google. Na Universidade, a iniciativa é executada desde 2016 com a implantação de um projeto educacional que integra educação e tecnologia na Instituição. Inicialmente, o projeto começou envolvendo apenas 600 alunos, mas como a adesão foi positiva, o número de usuários evoluiu. Em três meses, ultrapassou a marca de 6 mil pessoas e com cerca de 80% de aceitação.

Como funciona

Por meio de salas interativas e outras ferramentas do Google For Education, os professores e alunos podem otimizar tarefas acadêmicas, compartilhar material de pesquisa, marcar vídeo-aulas entre outras atividades. Uma inovação é o uso de chromebooks (tipo de notebook, só que mais leve, com bateria que dura por mais de 11 horas e trabalha exclusivamente on-line). O número de empréstimo desse equipamento comprova a eficácia da ferramenta: de janeiro a outubro deste ano, os 600 chromebooks foram emprestados 60.371 vezes.

Essa mobilidade e interação entre professor e aluno chamou a atenção de escolas sergipanas, que buscam na Unit consultoria para implantação do sistema Google For Education.

Responsável pela capacitação de parte dos docentes da Unit, o coordenador dos cursos de Informática da Unit, professor Fábio Santos, conta que o projeto ultrapassou o campus e conquistou instituições de ensino médio e fundamental do estado. Para isso, foi realizado um evento pró-Google For Education com mais de 200 gestores e com representantes do Google. Em novembro, uma dessas instituições recebeu troféu e selo do Google for Education como escola de referência no estado e no Nordeste.

“Quando descobrimos esse mundo e vimos o que era possível fazer, seguimos o perfil do fundador da Instituição, professor Uchôa, que sempre diz que temos que fazer algo pela educação de nosso estado, e passamos a levar isso para as escolas. Fizemos um evento com quase 200 diretores de escolas particulares e públicas. Algumas passaram a nos procurar, como o CCPA e o Coesi. O Coesi nos chamou para ajudar a implantar o programa e colocou como meta ser escola referência e foi a primeira escola do Nordeste a conseguir esse título”, relembra.

Na avaliação dele, o Google for Education é um projeto educacional e não tecnológico, que auxilia docente e alunos a serem mais produtivos em suas atividades.

“Não é um projeto tecnológico, mas educacional. O grande diferencial é que ajuda o professor a ser mais produtivo, criativo, a potencializar seu conhecimento. A universidade começou a pensar como seria a educação daqui a 20 anos e chegamos no Google for Education. Tivemos que fazer uma integração com o sistema da universidade, o que já é um diferencial, porque geralmente as pessoas usam a plataforma Google separado. Aqui não. Quando o aluno se matricula, já é gerado um ambiente com as salas de aula virtuais. Isso deu uma dinâmica muito grande. As disciplinas que fazem parte do currículo e o professor locado já aparecem automaticamente no software”, explica.

Diante do sucesso da plataforma, que reúne 90% dos alunos e 80% dos professores, a Universidade Tiradentes foi reconhecida mundialmente pelo programa Universidade de Referência – Google for Education, iniciativa da Google que reconhece transformações culturais na educação superior. A solenidade ocorreu no último dia 06, no escritório do Google Brasil, em São Paulo, e reuniu o professor e reitor da Unit, Jouberto Uchôa, técnicos da Instituição, representantes do Google e de empresas parceiras.

Compartilhe: