Por Raquel Passos
A Universidade Tiradentes (Unit) sai na frente mais uma vez ao oferecer uma oportunidade de aperfeiçoamento e adaptação às novas tendências de administração global a executivos, empresários e gestores. Por meio do intercâmbio de alto nível firmado entre a instituição sergipana e a Universidade de Valladolid, na Espanha, o Programa Executivo Plus Internacional, pioneiro na área de especialização lato sensu, aconteceu de 16 a 26 de fevereiro.
Por dez dias, profissionais sergipanos conheceram de perto as tendências globais do segmento e adquiriram entendimento suficiente para prospecção de negócios internacionais. De acordo com o coordenador do programa, professor doutor em Educação João Lago Rodrigues, o projeto foi desenvolvido e gerenciado por Carlos Ernandes.
“Sabemos que você não precisa ir a outro país para aperfeiçoar suas técnicas, afinal, os conceitos são os mesmos. O que muda, nesse programa, é em relação ao acesso às plurais perspectivas que você adquire de economia e comércio exterior a história ibero-americana. O resultado surpreendeu a todos pelo conteúdo proposto e pelo nível altíssimo dos professores, como o do consultor de empresas multinacionais Angel Galindo, que apresentou diversos casos enriquecedores”, conta o coordenador João Lago Rodrigues.
Grande parte da turma inscrita no programa compõe a gestão corporativa da Universidade Tiradentes. “A convivência foi excelente e o sentimento é extremamente gratificante, enquanto aluna e executiva do Grupo Tiradentes. A mensagem que vou levar do programa é que se trata de uma parceria muito bem pavimentada e que é uma grande oportunidade voltada à promoção de conhecimento multicultural. Tive as melhores experiências”, considera a diretora financeira do Grupo Tiradentes, Andrea Moraes.
O curso em Valladolid
Após as aulas teóricas, houve visitas técnicas em locais emblemáticos, como continuidade da ementa do programa. A turma conheceu a Câmara de Comércio e Indústria, o Colégio de Economistas e a Universidade de Valladolid. O reitor da instituição espanhola, professor Antônio Largo, fez questão de, inclusive, receber os representantes da Unit. “Fomos inseridos no protocolo oficial, tendo o secretário geral nos acompanhando a todo o momento e explicando como funciona o sistema de educação superior na Espanha”, relembra o coordenador João Lago Rodrigues, reforçando que a equipe ainda teve a oportunidade de conhecer sua biblioteca, que abriga obras raras e, por isso, possui acesso restrito.
O projeto foi vinculado ao Centro Tordesilhas de Relações Ibero-Americanas, por meio da Cátedra Brasil. Devido à simbologia que o Tratado possui para a história brasileira, o encerramento do programa aconteceu no município da Espanha, em Tordesilhas, na província de Valladollid, onde ocorreu a entrega dos certificados.
“A turma teve a oportunidade de conhecer a Casa do Tratado, que abriga um museu e uma réplica do documento histórico, já que o original está na sede do Arquivo Geral de Índias, em Sevilha. Na oportunidade, ainda visitou o local onde funciona a Cátedra Brasil – que realiza reuniões anuais entre investigadores ibero-americanos, como eu, que faço parte desse grupo”, afirma professor João Lago.
Para o pró-reitor adjunto de Educação a Distância da Unit, professor Paulo Rafael Nascimento, a experiência foi única. “Simplesmente fantástica! Todo o curso em espanhol, com professores de alto notório saber e com pessoas de outros países de passagem pela Espanha. Na última sexta-feira, fomos recebidos com honra de estado pelo reitor da Universidade de Valladolid, professor Largo, e recebemos a certificação em Tordesilhas. O presidente do Centro de Estudos Ibero-Americano recebeu o nosso grupo onde foi assinado o Tratado de Tordesilhas. Um evento muito rico”, avalia o pró-reitor adjunto da Unit EAD.
Encerramento
Durante a entrega dos certificados no encerramento do programa, o diretor da Cátedra Brasil, professor Luís Manuel Navas, teceu alguns comentários sobre o curso; depois o também coordenador do projeto, professor Carlos Hernández, lembrou que essa turma é composta por pioneiros. O coordenador do convênio por parte da instituição espanhola, professor Eleuterio Valellado, fez um panorama sobre a trajetória do acordo e elogiou a atuação do coordenador e professor da Unit, João Lago Rodrigues, pela persistência e dedicação no desenvolvimento de um projeto tão rico.
Próxima turma
Em março, os participantes do programa ainda terão uma última disciplina a cursar sob a orientação do coordenador, que acontecerá na Universidade Tiradentes.
A previsão de abrir vagas para nova turma do programa é entre setembro e novembro. Para mais informações, entre em contato com o setor de Pós-Graduação da Unit por meio do telefone: (79) 3218-2141 ou neste site.