ESTUDE NA UNIT
MENU

Quando pais adotivos desejam participar da construção de um ser humano

Jovens casais participam de curso com o propósito de maturar o processo de adoção e de se tornarem pais

às 23h55
A Psicóloga Moema Costa  e Andréa Carvalho que se prepara para a adoção
A Psicóloga Moema Costa e Andréa Carvalho que se prepara para a adoção
Na dinâmica aplicada todos falam das suas aspirações
Compartilhe:

A Unit sediou na manhã do sábado, 16, um encontro com pais que desejam adotar, durante a primeira etapa do 6º Curso Pré-Natal da Adoção. Promovido em parceria com a Associação Acalanto, o curso reuniu pais que se preparam para a adoção de crianças e adolescentes.

Durante o desenvolvimento das atividades, a psicóloga e voluntária da ONG Acalanto Sergipe, Moema Costa Cavalcante ressaltou que o curso é ofertado, preferencialmente, para quem já está habilitado à adoção, fato que não limita a participação de outras pessoas interessadas.

“O que prezamos muito nesse curso é a reflexão sobre a maternidade, a paternidade e o que leva o indivíduo a desejar a adoção. São desenvolvidas diversas atividades que estimulam os interessados a uma análise mais aprofundada sobre o desejo de adotar”, lembra Moema. A psicóloga ressalta que, pelo fato de a adoção requerer um processo longo, é necessário que entre o desejo e sua concretização a pessoa reflita sobre todo o processo para estar preparada para assumir a condição de responsável pela pessoa adotada.

Casada há dois anos e impossibilitada de gestar, a enfermeira Andréa Carvalho dos Santos e o seu esposo participam do curso Pré-Natal da Adoção. Motivada pelo desejo de ser mãe e recebendo do companheiro todo o apoio necessário, Andréa diz que a decisão partiu do insucesso obtido após o tratamento para fertilização por meio da inseminação.

“Nosso objetivo é continuar o tratamento, mesmo com a decisão de adotar e dedicar todo o amor necessário também para o filho adotivo”, esboça a jovem, que há oito anos descobriu que tem endometriose. 

Para os interessados em conhecer o processo de adoção

As reuniões acontecem no primeiro sábado do mês, das 9h às 12h, no Auditório do Ferreira Costa. Quem deseje saber um pouco mais sobre o processo de adoção deve procurar a ONG Acalanto pelas redes sociais. No Facebook e Instagram, cujo endereço é @Acalantosergipe.

Compartilhe: