Com o tema “Empreendedorismo, Inovação e Extensão Universitária”, a 13ª edição da Semana de Extensão da Universidade Tiradentes propõe debates do atual contexto com a promoção da integração entre a universidade e sociedade. Em uma das mesas-redondas, a “Responsabilidade social em tempos de mídias digitais” foi objeto de debate na última quarta-feira, 20. O bate-papo foi mediado por Edilberto Nascimento e contou com a participação da docente Dra. Carla Jeane Helfemsteller, Yablans Nascimento e Isabele Ribeiro, formada em Arquitetura e Urbanismo pela instituição.
A temática abordou o compromisso e a responsabilidade de cada pessoa no contexto em que a comunicação flui, especialmente nas mídias sociais, uma vez que a sociedade está cada vez mais imersa nas possibilidades de acesso, transmissão e recepção da informação na internet.
“Esse é um ponto extremamente positivo, mas exige da gente uma responsabilidade muito maior diante das nossas ações. Com o aumento na possibilidade de comunicar, também faz necessário aumentar e firmar um compromisso pessoal com o que se comunica”, comenta a Dra. Carla Jeane, docente de Programa de Pós-graduação em Direito.
Ainda de acordo com a Dra. Carla Jeane, o debate da temática em um evento como esse serve para provocar uma reflexão mais profunda. “O conhecimento está sendo produzido a todo tempo dentro da sala de aula, mas a Semana de Extensão é fundamental para que tenhamos a oportunidade de fazer uma síntese, assimilando e discutindo questões pertinentes de forma que possam ser aplicadas na comunidade, dentro e fora dos muros da universidade”, acrescenta.
Os participantes da mesa redonda puderam contribuir com suas vivências e experiências usando as mídias em prol de causas sociais. Yablans Nascimento administra a ONG Novo Jeito, utilizando as redes sociais para incentivar e mobilizar o engajamento de trabalhos voluntários. Já a arquiteta Isabele Ribeiro começou a sua trajetória de empreendedorismo na internet, fundando a Feirinha da Gambiarra estimulando e influenciando a economia criativa de Aracaju.
“Precisamos entender que somos extremamente responsáveis pelo que falamos, mesmo não sendo um influenciador digital ou uma grande empresa, pois a partir do momento que eu influencio uma pessoa, seja positivamente ou não, isso já é uma grande coisa. Nas redes sociais da Feirinha, por exemplo, nós nos esforçamos muito para que o nosso propósito nesse meio seja o senso de compromisso com o próximo”, pontua.
Programação
A 13ª edição da Semana de Extensão propicia eventos simultâneos, distribuídos pelas áreas temáticas, que se destacam em palestras, mesas-redondas, apresentação de projetos de extensão, apresentações culturais, além de diversos minicursos.