ESTUDE NA UNIT
MENU

Dia Mundial da Água: Conduta Consciente e alunos de Ciências Biológicas atuam pela preservação da biota marinha

Iniciativa aconteceu em parceria com o Shopping Riomar e instituições que realizam trabalho de preservação ambiental

às 23h09
Programa Conduta Consciente e curso de Ciências Biológicas da Unit juntos pelo meio ambiente
Programa Conduta Consciente e curso de Ciências Biológicas da Unit juntos pelo meio ambiente
Dia Mundial da Água foi tema de mostrar animadas
Compartilhe:

Por Raquel Passos

Para celebrar o Dia Mundial da Água comemorado nacionalmente, hoje, 22, o programa Conduta Consciente e o curso de Ciências Biológicas da Universidade Tiradentes (Unit) participaram desde o dia 20, de uma ação educativa no Shopping Riomar.

Ao lado de organizações como Fundação Mamíferos Aquáticos, Secretaria de Meio Ambiente e Ibama, direcionado a alunos de escolas públicas e privadas, aconteceu próximo à nova praça de alimentação, no segundo piso do complexo comercial em Aracaju.

A mestre em meio ambiente, coordenadora do Conduta Consciente, professora Luciana Rodrigues, também trabalhou os aspectos sobre o defeso do caranguejo. “Os jovens precisam entender como é importante respeitarmos esse momento de procriação dos animais, senão vamos extinguir a espécie. Para falar desse assunto e outros relacionados, oferecemos um cineminha com filmetes animados que trabalham o ciclo da água, culminando em uma ação interativa em um painel para que os jovens possam interagir”, explica.

Já os alunos de Ciências Biológicas abordaram a relação do lixo com a vida marinha. Para o coordenador do curso, professor Cleodon Teodósio, o objetivo foi sensibilizar a população sobre a importância da água e como preservar esse precioso recurso natural. “Os alunos do curso de Ciências Biológicas se inserem nesse evento na educação ambiental sensibilizando a população quanto ao desperdício, uso adequado e não poluição dos rios, mares e oceanos. Caso contrário, a água ficará cada vez mais escassa. Também foram levados vários animais aquáticos para ilustrar que aquele ambiente é o lar desses organismos e que têm que ser preservados para manutenção vida e equilíbrio do meio ambiente”, explica.

Amostras de lixo que um grupo de estudantes encontraram em coleta realizada em um determinado trecho de praia em Aracaju (SE) foram apresentadas às crianças. “A intenção foi impactar os jovens para que entendam que os resíduos afetam diretamente na vida marinha”, reforça.

Compartilhe: