A exposição ‘Desconstrução da arte nacional’ reúne até sábado, 7 de junho, no espaço de convivência da Biblioteca Central da Universidade Tiradentes no Campus Farolândia, aproximadamente 80 trabalhos produzidos por acadêmicos dos cursos de Design Gráfico e Design de Interiores da Unit. O objetivo é trabalhar a criatividade e o poder de representação visual dos estudantes unindo conceito e arte na criação de uma nova versão para obras de arte do cenário brasileiro.
O trabalho é referente à disciplina de História do Design e ministrado pelo professor Manoel Dantas Macedo Filho. “Mesmo em matérias teóricas, podemos ter um comprometimento com a prática. E eu gosto de aliar as disciplinas teóricas porque é um momento prático, dinâmico, quando os alunos podem usar e abusar da sua criatividade. E eles estavam muito motivados com a concepção prática do aprendizado, de pesquisar e fundamentar o trabalho”, salienta o docente.
Na atividade, os acadêmicos tiveram que escolher entre as obras ‘Abaporu’ de Tarsila do Amaral, ‘O Mestiço’ de Cândido Portinari, ‘Samba’ de Di Cavalcanti e ‘Tropical’ de Anita Malfatti para fazer uma releitura dessas artes através de técnicas, materiais e produções fotográficas.
Os estudantes do 1º período de Design Gráfico, Saullo Miguel de Jesus Santos e Rosana Dortas Leal, ficaram satisfeitos com o resultado dos trabalhos e aprovam a iniciativa do contato com a prática. “Essa é a melhor forma de aprender”, destaca Rosana. “Este contato é importante principalmente para o aperfeiçoamento profissional e desenvolvimento de técnicas para atuação no mercado de trabalho”, explica Saullo.
Nesta quinta-feira, 5 de junho, a partir das 19h30, os alunos do curso Design de Interiores estarão expondo outros trabalhos integrantes da mostra.