ESTUDE NA UNIT
MENU

Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional traz segurança aos profissionais

Solenidade de posse dos conselheiros ocorreu na Universidade Tiradentes (Unit) e homenageou o professor e reitor da Instituição, Jouberto Uchôa

às 01h07
Compartilhe:

Profissionais de fisioterapia e de terapia ocupacional de Sergipe passam a contar com o Conselho Regional seccional Sergipe a partir desta quinta-feira (25). A solenidade de posse dos conselheiros ocorreu na Universidade Tiradentes (Unit) e homenageou o professor e reitor da Instituição, Jouberto Uchôa.

Na presença da vice-governadora do Estado, Eliane Aquino, e dos vereadores de Aracaju Josenito Vitalle, Elber Batalha e Lucas Aribé, professor Uchôa agradeceu e destacou o papel social da fisioterapia. Primeira instituição de ensino superior a ofertar o curso em Sergipe, a Unit mantém a clínica Ninota Garcia, no bairro Industrial, para atendimento na área para pacientes do SUS.

“Me dá um tremendo orgulho participar dessa solenidade e ser homenageado porque fomos a primeira Universidade a oferecer o curso de Fisioterapia em Sergipe, formamos profissionais capacitados. Somos a única Instituição do estado que tem uma clínica de fisioterapia para atender pacientes do SUS. Essa homenagem consolida nosso trabalho e reconhece o valor do profissional da área”, declarou ao receber um prêmio pelo trabalho realizado em prol da profissão.

Egresso da Unit e presidente do Conselho regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), Jader Pereira Farias explica que antes os profissionais sergipanos eram ligados ao Conselho da Bahia. Com a criação da seccional Sergipe, os profissionais da área ganharão mais segurança e autonomia.

“Vínhamos há 10 anos nessa luta para desmembrar o conselho da Bahia e Sergipe ter seu próprio Conselho. O papel do Conselho é de organização de classe, é uma autarquia federal que defende o serviço que será prestado à população e pode se somar aos Sindicato para atuar e atuar em editais de concurso público e convenções coletivas.  A Unit é homenageada hoje por ter sido a primeira instituição a ofertar o curso no estado”.

Coordenadora do curso, Luciana Beatriz afirmou que a criação do Crefito é motivo de orgulho por ser composto por egressos da Unit. “É um reconhecimento também pela composição do Crefito, com egressos nossos, que sempre se destacaram, que tinham uma liderança aqui dentro”, disse, acrescentando que o Ninota Garcia realiza cerca de 100 atendimentos por dia.

A vice-governadora Eliane Aquino ressaltou o papel do fisioterapeuta na reabilitação de pacientes, destacando que o governo do Estado finaliza o Centro Especializado em Reabilitação de Sergipe tipo IV (CER IV). O espaço terá foco no tratamento de pacientes com deficiência física, auditiva, visual e intelectual. “O Conselho é extremamente importante para Sergipe. É um prêmio para nossa população. Como mãe de criança especial, sei da importância desses profissionais, eles são o grande divisor de águas nas vidas delas”.

Compartilhe: