ESTUDE NA UNIT
MENU

Volatilidade de mercado é tema de 20° Congresso de Psicologia

Congresso ocorre até quarta-feira e inscrições ainda estão abertas

às 01h10
Compartilhe:

Até quarta-feira, dia 29, o tempo VUCA é o tema debatido por professores, profissionais e acadêmicos da área de psicologia no 20° Congresso de Psicologia, realizado pela Universidade Tiradentes. O evento teve início nesta segunda-feira (27), com palestra sobre gestão neuropsicológica em tempos de VUCA.

Pós-doutorada pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo; especialista em Psicanálise, Neuropsicologia, Terapia Fenomenologico-Existencial, Gestalt, Hipnose, e Bio/Neurofeedback, Dirce Maria Navas Perissinotti palestrou na abertura do evento sobre tempos VUCA e pontuou a versatilidade exigida pelo profissional pelo novo modelo de mercado.

 “Meu objetivo foi levantar possibilidades e oportunidades de trabalho para a psicologia, que tem um universo aberto e talvez a gente não se dê conta o quão importante é o trabalho do psicólogo na globalização”, afirmou acrescentando que já vivenciou as mudanças VUCA com pacientes e no ambiente de trabalho. “Sou uma das diretoras da Sociedade Brasileira de Dor, uma sociedade multiprofissional, temos contato com uma diversidade grande de profissionais, temos que nos adaptar cotidianamente. O mundo VUCA exige que fiquemos abertos às mudanças. Não podemos nos intimidar e temos que procurar manter a formação sempre ativa. Psicólogo não pode parar de estudar”.

Já a coordenadora do curso de Psicologia, Angélica Piovesan, ressaltou que a profissão precisa se adaptar às novas exigências de mercado e reforçou a importância de estudantes e profissionais participarem do evento. “Vamos tratar da psicologia em tempos VUCA, que é essa volatilidade, essa incerteza, instabilidade que a gente precisa estar se adaptando a situações e ao mercado de trabalho. A psicologia precisa também buscar novos meios de atuação, buscar novos campos de trabalho, novas parcerias com outras profissões”, afirmou.

Angélica explicou que a adaptação passa por empreendedorismo, uma das diretrizes da Universidade. “Nossa nova matriz curricular está direcionada para gestão de pessoas. Estamos falando de empreendedorismo, gestão, inovação. O congresso vem nesse momento que a gente precisa inovar e se atualizar”, declarou lembrando que as inscrições para o 20° Congresso de Psicologia continuam abertas. “É importante participar porque nem tudo é possível ser ensinado sala de aula, estamos trazendo novidades do mercado de trabalho”.

Aluna do 9° período de Psicologia, Andréa Gama acredita que o evento é uma troca de experiências. “Se consegue ter relatos de experiências de outros profissionais e nos enriquece muito, principalmente, porque temos contato com profissionais de outros estados”.

VUCA

Utilizado pelo exército americano, a sigla VUCA descreve a volatilidade (volatility), a incerteza (uncertainty), a complexidade (complexity) e a ambiguidade (ambiguity) nas diversas situações e contextos de guerra. O uso no mundo dos negócios começou a partir de 2010.

O mundo VUCA não poder ser dissociado da gestão baseada em riscos. Estar aberto às novas possibilidades em um ambiente de incertezas certamente passa pelo desejo e coragem de transitar em novos caminhos antes nunca utilizados.

Compartilhe: