Quando o conhecimento teórico ultrapassa os muros da Universidade Tiradentes – Unit – o resultado é aprendizagem e melhoria na qualidade de vida de comunidades. Foi isso que 32 acadêmicos do curso de Design de Interiores da Unit, da disciplina Prática I, realizaram ao recuperar espaços da Escola Municipal Tancredo Neves, no bairro Ponto Novo, em Aracaju.
Coordenada pelo professor Julierme Oliveira, a ação já ocorre há três semestres, e em cada período, em espaço público diferente. A iniciativa já contemplou o Hospital Universitário e a ideia, segundo o docente, é levar para cidades vizinhas. “Desde o início da disciplina, buscamos fazer um projeto no qual os próprios alunos fossem a campo e desenvolvessem as ideias na prática. O ganho para a turma é muito positivo. Os alunos se integraram mais!”, lembra Julierme.
Para a ação acontecer, um levantamento cadastral e fotográfico foi realizado, além de entrevistas com a diretoria e coordenação para entender melhor sobre as necessidades. “Com isso, verificamos os espaços que precisariam de intervenção”, conta.
Carla Naiara de Morais cursa o 3° período de Design de Interiores e afirma que o projeto transformou a instituição: “Foi muito importante para a realização profissional ver a felicidade da comunidade escolar do Tancredo Neves. Conseguimos dar vida à escola, que era um ambiente triste. A gente mexe com a vida da pessoa, melhora a autoestima, dá significado ao ambiente. Por exemplo, não tinha nenhuma planta e levamos uma horta sustentável e paisagismo”.
Já Monise Melo, advogada, encontrou no Design de Interiores um novo caminho profissional e realização pessoal. Para ela, a experiência de atuar junto à comunidade foi enriquecedora. “Nesse projeto, fizemos uma intervenção que melhora a rotina de trabalho e a aprendizagem dos alunos. Quando chegamos, percebemos que o refeitório precisava de intervenção e transformamos o lugar. Colorimos os espaços. Acredito que esse tipo de ação interfere diretamente na comunidade e é válido para todos”.
O projeto
Inicialmente, o projeto beneficiaria secretaria e sala de professores, mas, ao chegarem à escola, os estudantes de Design de Interiores identificaram que o refeitório também mereceria manutenção e o incluíram no projeto.
“Verificamos que o pátio e parte do refeitório também precisavam de intervenção. Separamos os alunos em equipes para se responsabilizarem por um espaço. A ideia é desenvolver o trabalho em conjunto e mostrar como o designer de interiores auxilia na vida das pessoas, como pode ser elemento de transformação”, afirma o professor Julierme. “As crianças da escola fizeram carta nos agradecendo”, finaliza.
A tinta e equipamentos paisagísticos utilizados na ação foram adquiridos por meio de patrocínio, auxílio de egressos e rifa.