Por Raquel Passos
O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES –, professor doutor Anderson Ribeiro Correia está em Aracaju desde a tarde desta quinta-feira, 6. O objetivo da visita é conhecer os esforços da pesquisa em Sergipe. A convite da Universidade Tiradentes – Unit –, o gestor ainda ministrará palestra ‘Pós-graduação, Educação básica e Formação de Professores – Oportunidades e Sinergias’, às 8h30, desta sexta-feira, 7, na abertura do Colóquio Educação sem Fronteiras.
De acordo com o presidente da CAPES, o que mais impressiona é a estrutura dos Programas de Pós-Graduação da Unit. “Dos seis PPGs, quatro possuem nota 5 e dois são nota 4, estes com tempo suficiente para evoluir na avaliação, inclusive. A Unit possui o maior percentual de cursos nota 5 em uma Universidade no Nordeste, entre instituições públicas e particulares e, enquanto CAPES, viemos conhecer principalmente esse lado”, conta.
Um fato que impressiona o presidente da CAPES é quanto à variedade dos PPGs da Unit, afinal, segundo ele, geralmente as universidades particulares ofertam mais mestrados e doutorados nas áreas de humanas. “Isto por serem programas, relativamente, menos custosos, com menos dispêndio em laboratórios e infraestrutura, mas na Unit esse cenário é bem diversificado, com PPGs em áreas da saúde, engenharia e biotecnologia, por exemplo”, avalia professor doutor Anderson Ribeiro Correia.
“A captação de recurso no setor privado é outro fator interessante, como os projetos realizados pela Unit em parceria internacional com diversas universidades do mundo, além de fazer entre empresas e com Petrobrás. Todos esses esforços são gratificantes e queremos conhecer mais a fundo tal modelo para explora-lo fora de Sergipe, pelo Brasil, também”, afirma.
Colóquio Educação sem Fronteiras
O superintendente acadêmico do Grupo Tiradentes, professor Temisson José dos Santos, é o idealizador do Colóquio Educação sem Fronteiras. Para ele, será uma oportunidade de o corpo docente da Unit compreender melhor sobre o futuro da pesquisa no Brasil. “Momento valioso para os rumos de nossos Programas de Pós-Graduação, pois poderemos entender como direcionar nossos esforços para impulsionar o cenário científico do país. Será interessante para conhecermos o que a CAPES acredita sobre o futuro da PPG brasileira”, conta.
Sobre a palestra de abertura tão aguardada, o do presidente da CAPES antecipa: “abordaremos sobre os desafios da Pós-Graduação brasileira. Como conseguimos elevar o nível de colaboração internacional e com a indústria, mostraremos os desafios e as ações que a CAPES estima fazer, não só individualmente, mas em parceria”.
Programação Colóquio
Dia 7, sexta-feira:
Campus Unit Farolândia – bloco D – auditório Padre Arnóbio
8h30 – Cerimônia de Abertura
Prof. Jouberto Uchôa de Mendonça (Magnífico Reitor da Universidade Tiradentes); Prof. Dr. Ângelo Roberto Antoniolli (Magnífico Reitor da Universidade Federal de Sergipe); Profa. Rute Sales (Magnífica Reitora do Instituto Federal de Educação de Sergipe); Prof. Dr. Anderson Ribeiro Correia (Presidente da CAPES); Prof. Dr. Mozart Ramos Neves (Conselho Nacional de Educação); Prof. Dr. Josué Modesto dos Passos Subrinho (Secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura); e Profa. Maria Cecília Tavares Leite (Secretária Municipal de Educação de Aracaju);
9h – Palestra ‘Pós-graduação, Educação básica e Formação de Professores – Oportunidades e Sinergias’ – Prof. Dr. Anderson Ribeiro Correia (Presidente da CAPES);
10h – Intervalo
10h30 – Palestra: ‘Formação Inicial e Continuada de Professores’ – Prof. Dr. Mozart Ramos Neves (Conselho Nacional de Educação);
12h – Almoço