ESTUDE NA UNIT
MENU

Jornada de Mobilização Pedagógica da Unit ressignifica a prática docente

O papel da gestão da aprendizagem na autorregularão da qualidade acadêmica mobiliza a versão 2019.2 da Jornada Pedagógica

às 00h32
Jornada Pedagógica aconteceu no Terraço da Biblioteca
Jornada Pedagógica aconteceu no Terraço da Biblioteca
Professores foram reconhecidos pelo desempenho acadêmico no último semestre por meio do Prêmio Ada Augusta
Dispositivo da abertura da solenidade
Sócio-diretor da Educa Insights, Daniel Infante
Muitos professores estiveram na solenidade de abertura
Durante a abertura solene, os gestores da Unit fizeram uso da palavra
Compartilhe:

Por Nivaldo Menezes e Raquel Passos

Já se tornou programação indispensável no calendário que marca o início de cada período letivo da Universidade Tiradentes a realização da Jornada de Mobilização Pedagógica. Para este semestre, o tema ‘ O papel da gestão da aprendizagem na autorregularão da qualidade acadêmica’ norteou o evento iniciado na última terça-feira, 16, que segue até dia 19, com diversas atividades acadêmicas.

O objetivo é capacitar docentes e fomentar o estreitamento das relações entre eles. Para recepcionar os professores, o reitor da Unit, Jouberto Uchôa, parabenizou a todos pelo trabalho realizado até o momento. “Todos os esforços que os senhores realizam são fundamentais para que possamos construir um futuro com mais qualidade para nosso Estado. E se a Unit hoje está em Boston, nos EUA, e é reconhecida mundialmente pelo Google, é por causa do trabalho de cada professor, tutor e coordenador aqui presente”, falou.

Como parte da programação de abertura oficial da Jornada, o sócio diretor da Educa Insights, Daniel Infante, ministrou palestra sobre a atuação do docente no atual cenário da Educação Superior.

Infante apresentou dados quantitativos e qualitativos nacional e local para reforçar o papel do professor enquanto principal porta-voz da Universidade perante os alunos. “Esse processo que incentivamos a repensar sua atuação é de grande importância, já que cada vez mais chancelas de qualidade são necessárias para que o aluno se sinta acolhido e com sentimento de pertencimento à instituição”, salienta.

A pedagoga da Pró-reitora de Graduação da Unit, Micheline Roberta Simões do Nascimento, acompanha a Jornada desde 2010, a ocasião é ideal para que se possa programar e planejar o semestre, sempre tendo como foco principal a qualidade na aprendizagem do aluno da Unit. “Esse é o momento em que reunimos coordenadores, professores, tutores e preceptores das modalidades presencial e EAD para que possam ressignificar suas práticas, projetos, suas metodologias e processos”, esclarece a coordenadora geral do evento.

Segundo a pedagoga, toda programação é pensada para a formação continuada do professor no sentido de alcançar a melhoria do processo acadêmico e pedagógico “desde que o principal objetivo persista na melhoria das práticas de ensino e aprendizagem para os acadêmicos”.

Ainda na cerimônia, professores foram reconhecidos pelo desempenho acadêmico no último semestre por meio do Prêmio Ada Augusta.

Compartilhe: