O Fundo de Financiamento Estudantil – Fies –, programa do Ministério da Educação – MEC – destinado a financiar prioritariamente estudantes de cursos de graduação, foi ampliado. A partir de agora, alunos dos cursos Stricto Sensu também serão contemplados com os benefícios proporcionados pelo Fies. A possibilidade de financiamento para os cursos não gratuitos de mestrado e doutorado foi introduzida pela Lei nº 11.552/2007, que alterou a Lei do Fies (Lei nº 10.260/2001), condicionado, entretanto, à disponibilidade financeira do fundo. As instituições mantenedoras com cursos recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes – poderão aderir ao Fies da Pós-Graduação.
O Grupo Tiradentes possui cerca de 12 mil alunos da graduação com o benefício do Financiamento Estudantil. Com a ampliação do Fies, a perspectiva é que este número aumente para mais dois mil. “Foi definido que o Grupo vai aderir ao Fies para os estudantes financiarem os cursos de mestrado e doutorado. O Sistema de Financiamento ao Estudante – SisFies – ainda está sendo disponibilizado para as mantenedoras para fazer o preenchimento de adesão da nova modalidade. Assim que o sistema for liberado, os alunos já poderão fazer a solicitação”, informa o diretor financeiro da Universidade Tiradentes, professor Eduardo Almeida.
A previsão é que o SisFies seja liberado até a próxima sexta-feira, 4 de julho. Segundo o professor Eduardo os critérios do Fies para a pós-graduação serão os mesmos adotados para a graduação presencial. “Mesma taxa de juros de 3.4% ao ano, com três vezes o tempo do curso para pagamento mais as carências. Acredito que esta abertura será muito importante não apenas para os atuais alunos do Stricto Sensu, mas para a possibilidade de penetração de novos estudantes que terá a flexibilidade de financiar o curso através do Fies”, salienta o diretor financeiro.
Conheça mais sobre o Fies/Unit.
Fies da Pós-graduação
Atualmente o Fies conta com 1,6 milhões de contratos firmados e representa uma parcela dos 40% dos estudantes matriculados em instituições de ensino superior privadas que são apoiados por programas do Governo Federal. A nova modalidade do Fundo de Financiamento Estudantil terá 31,6 mil potenciais beneficiários, matriculados em mais de 600 programas de pós-graduação Stricto Sensu ofertados por cerca de 170 instituições privadas. O Fies da Pós-graduação não atenderá cursos de especialização (Lato Sensu), nem cursos de ensino a distância. Alunos já contemplados com bolsas da Capes pelo Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares – Prosup – não poderão solicitar o financiamento.
Foto: Marcelo Freitas