Empatia é a palavra-chave das relações interpessoais. Seja ela pessoal ou profissional. Esse e outros conceitos de inteligência emocional foram apresentados e discutidos no Workshop ‘Mapa da Alma: como a inteligência emocional contribui para uma vida com propósito’, com o palestrante, psicólogo, historiador e mestre Luiz Hosannah.
Alunos e colaboradores acompanharam o debate e trocaram experiências sobre amadurecimento profissional, planejamento de carreira e senso de contribuição. O palestrante Luiz Hosannah usou do humor para chamar a atenção dos participantes para erros comuns nas rotinas pessoais.
“Comecei com inteligência emocional há cinco anos. Tenho pós na aérea organizacional e na área da psicologia positiva, que utiliza muito a inteligência emocional. É importante trazer esse debate e treinamento para a universidade porque contribui para o auto treinamento e para mudança de atitude diante da vida. A inteligência emocional tem cinco componentes: autoconhecimento, disciplina, automotivação, empatia e habilidade social, que é a capacidade de criar conexões sociais”
Mostra que a Universidade está preocupada em compartilhar conhecimento e como bem-estar das pessoas. Que bom que a Unit tem eventos gratuitos, na área de extensão, para compartilhar com a comunidade o compromisso com o desenvolvimento pessoal”.
Lissandra Figueira T. Silva, coordenadora dos cursos de Pós-Graduação em: Gestão de Pessoas e Coaching, Marketing Estratégico e Comunicação Digital e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, explicou que a ideia de promover palestra sobre inteligência emocional surgiu da necessidade de melhorar as relações interpessoais e o clima organizacional.
“A forma como se lida com as emoções é fundamental para as relações sociais e profissionais. A ideia do workshop é contribuir, por meio da troca de experiências e de reflexões acerca da Inteligência Emocional, com a melhoria das relações interpessoais, gerando a manutenção do bem-estar e do clima organizacional”.
De acordo com ela, o debate engrandece o currículo de alunos e de docentes. “Esse debate permite uma reflexão sobre como melhorar os relacionamentos interpessoais, por meio da forma como as emoções são trabalhadas e engradece o currículo dos alunos que poderão passar por uma transformação em suas vidas, a depender da forma como lidam com diversas situações”.