ESTUDE NA UNIT
MENU

Feivest: visita a laboratórios auxilia na escolha do curso

O curso de Enfermagem, por exemplo, disponibilizou rodos os laboratórios para que os visitantes conheçam a rotina do acadêmico e futuro profissional da área

às 19h59
Coordenadora do curso de Enfermagem, professora Maria Pureza
Professora Larissa Keylla
Compartilhe:

Com mais de 50 cursos de ensino superior, entre presencial, EAD e híbrido, a Universidade Tiradentes abriu as postas do Campus Farolândia, neste sábado, 21, para realização da 19° edição da Feira do Vestibular – Feivest. O evento oportuniza que alunos do ensino médio conheçam diversas profissões e seus campos de atuação. Uma das maneiras de apresentar os cursos é por meio de visitas guiadas aos laboratórios das áreas de Saúde, Engenharia e Computação.

O curso de Enfermagem, por exemplo, disponibilizou todos os laboratórios para que os visitantes conheçam a rotina do acadêmico e futuro profissional da área. Durante todo o dia, foi possível vivenciar dinâmicas nos laboratórios de simulação realística, obstetrícia, urgência e emergência, UTI, saúde mental entre outros.

Na sala que simula um leito de UTI, os jovens interagem com um robô que simula um paciente com sintomas e reações. Nos demais laboratórios, acadêmicos encenaram situações comuns ao trabalho de enfermeiro para que os visitantes pudessem entender melhor como as aulas são ministradas e a rotina profissional.

“Esse primeiro acesso à universidade é muito importante porque o aluno pode conhecer um pouco de cada curso e tomar uma decisão melhor. É uma troca muito positiva. Temos laboratório de simulação realística, obstetrícia, urgência e emergência, aulas práticas, casos clínicos e estágios”, disse Maiara Pereira de Melo, estudante do 8° período de Enfermagem e que falou sobre a atuação do enfermeiro obstetrício.

Professora da área de Semiologia, a enfermeira Larissa Keylla defende que a Feivest oportuniza troca de conhecimentos. “Quando a gente abre os laboratórios de enfermagem estamos mostrando a importância da enfermagem para a sociedade e o quanto o enfermeiro pode prestar assistência. O aluno que está em dúvida, conhece as ações do curso os laboratórios de alto padrão. Estamos simulando um atendimento obstetrício, os jovens estão interagindo com os acadêmicos, que testam conhecimentos”.

Já a coordenadora do curso de Enfermagem,  Maria da Pureza Santa Rosa,  acredita que a estrutura é o diferencial do curso. “O diferencial do nosso curso são as estruturas modernas. Esse é um momento de reconhecer o curso. Temos laboratórios nas áreas obstetrícia, oncológica, forense, centro cirúrgico, urgência e emergência. Estamos com as tecnologias, robôs de alta fidelidade, professores com titulação e temos uma empregabilidade altíssima”, destacou.

Visita aos laboratórios

As jovens Nicole Ribeiro, Laisa Teles de Almeida e Andressa Teles são da cidade de Malhador e participaram da Feivest para, especialmente, conhecer as instalações da Unit. Andressa já é aluna do curso de Farmácia e trouxe a sobrinha para descobrir a diversidade universitária.“É importante para as meninas para terem um norte. A prática ajuda bastante a descobrir o que se quer para o futuro, as áreas de emprego”.

Depois da visita, Nicole Ribeiro decidiu pela Enfermagem. “A estrutura é muito boa, trabalha a robótica, os alunos são muito comprometidos, gostei muito”. “No laboratório de Farmácia podemos aplicar a teoria e prática e tive a certeza que é o curso que quero. Está sendo muito produtivo conhecer a Feivest”, disse Laisa.

Manuela Lavínia tem 15 anos e já veio para a Feivest para definir o curso que quer seguir. “ Estava em dúvida entre medicina e enfermagem e hoje consegui me decidir após tirar dúvidas e conhecer os laboratórios. Tentarei medicina”, contou.

Raquel Pomiere tem apenas 14 anos, mas já está procurando se informar sobre que profissão seguir. Após visitar stands, ela percorreu os diversos laboratórios da Unit. “Quanto mais cedo começar, melhor para descontruir algumas ideias sobre cursos. Eu vi que os cursos de Enfermagem e de Biomedicina são bem mais amplos do que eu pensava. Não sei ainda o que vou seguir, mas será na área de saúde”.

Feivest

Este ano, a organização do evento ofertou 50% de desconto na inscrição do vestibular. Após a aprovação, o aluno ganha 50% de desconto na matrícula. Para o pró-reitor Administrativo e Financeiro, Josenito Oliveira, a Unit se consolida como uma das melhores opções em ensino superior no estado por possuir corpo docente qualificado, nota máxima junto ao MEC e cursos de pós-graduação entre os melhores do País.

“A expectativa é a melhor possível. Estamos preparados para receber mais de 10 mil, pessoas. Estamos com 43 stands dos mais diversos cursos.  Somos a única universidade com nota 5, temos a melhor infraestrutura do estado, conceito 5 em todos os cursos da pós stricto sensu. Tudo isso faz da Unit uma Instituição com diferencial na formação dos profissionais”.

Compartilhe: