ESTUDE NA UNIT
MENU

Aracaju ganha Núcleo Operacional do Peiex

Em cerimônia de lançamento, autoridades e representantes de diversas empresas conheceram a proposta de desenvolvimento da cultura de internacionalização para o estado

às 14h59
Compartilhe:

Com o objetivo de promover a exportação de produtos e serviços brasileiros, além de atrair investimentos externos para o Brasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex Brasil – e a Universidade Tiradentes formalizaram, na manhã de ontem, 29, a implantação do Núcleo Operacional Peiex Aracaju – NOPA. A cerimônia de lançamento foi realizada no auditório do Bloco G, Campus Aracaju Farolândia da Unit e recebeu autoridades e representantes de diversas empresas do estado. 

Oferecido pela Apex, o Peiex, Programa de Qualificação para Exportação, capacita e orienta as empresas brasileiras para que possam iniciar o processo de exportação de seus produtos de forma planejada e segura. O convênio entre a agência e a instituição de ensino foi firmada no final do ano passado e já desenvolve diversas ações em âmbito local. Atualmente, a Apex conta com 32 núcleos operacionais em todo o país. 

“O ponto principal que a Apex vai levar,  tanto os parceiros quanto empresários, é de como podemos ajudar e ser uma porta de entrada para as empresas que queiram se internacionalizar, fazer a primeira exportação”, comenta Rafael Porto, gestor de Projetos da Apex Brasil. 

“Uma exportação bem feita pode alavancar a empresa a patamares maiores e para auxiliar, a Apex desenvolveu este programa de qualificação. O programa faz um diagnóstico e, acima de tudo, aplica um plano de trabalho elaborado de maneira customizada”, acrescenta Rafael. 

“A partir de agora, com o lançamento oficial, vamos fornecer uma ampla divulgação do programa que está instalado aqui na Unit e alavancar bem mais as nossas ações. A nossa meta é atingir 50 empresas em dois anos de programa”, comenta o professor doutor Marcos Wandir, coordenador do Núcleo em Aracaju. 

Atualmente, o projeto local conta com a participação de empresas de diversos segmentos, como a Reina, ASDEREN, Real Invest, AIESEC, Tok Cosméticos, Reserva do Barão, Lumen Games, Coofarma, Engepet, Monte Claro, Granja Saudaves, Wellcon, Ferrocorte, Cervejaria Uça, Imperial, Coobec, Cooperafir, Fruit Brazil, Açaí Açú, CondiBrás, Massas Mago. 

Para a consolidação do Peiex em Aracaju, o programa conta com o apoio de diversos órgãos e instituições como a Sedetec, Sebrae, Sefaz, Fecomércio, ITPS, FIES/IEL e Unit. 

“A Unit sempre se junta aos anseios da sociedade. Estarmos inseridos no mercado internacional é algo muito importante. Preparar as empresas para exportar é fundamental porque é uma forma diferente de agir”, salienta Carlos Augusto Franco da Sedetec. 

Na programação, o superintendente geral do Grupo Tiradentes, professor doutor Saumíneo Nascimento esteve presente no evento e proferiu palestra com a temática “Mercados Internacionais: critérios e considerações para seleção”.  

Compartilhe: