ESTUDE NA UNIT
MENU

Exponegócios e Mostra de Práticas movimentam academia e revelam ideias inovadoras

Alunos que integram de empreendedorismo movimentam o minishopping da Farolândia, durante a 18ª Exponegócios e a Mostra de práticas

às 20h07
A turma que pretende agilizar a compra de lanches
A turma que pretende agilizar a compra de lanches
A movimentação nos estandes
Pablo, apresentando os produtos fotográficos
Compartilhe:

Empolgados com as execuções práticas de projetos específicos, a maioria deles com foco na contribuição para o desenvolvimento da sociedade, os acadêmicos da disciplina de empreendedorismo puderam apresentar nessa quinta-feira, 21, propostas inovadoras.

A exposição de significativos projetos aconteceu durante a 18ª versão da Exponegócios e Mostra de Práticas, eventos consolidados no calendário acadêmico da Unit, coordenados pelos professores Isabel e José Walter.

“As iniciativas empreendedoras dos alunos são acompanhadas pelo diferencial do nosso curso que possui um programa de startups. Nesse semestre eles já estão com a disciplina de práticas em Administração conduzindo as empresas que haviam criados na elaboração dos seus protótipos e na validação junto ao mercado para fazer com que essas organizações possam receber os conhecimentos que eles estão tendo ao longo das disciplinas”, explica o coordenador do curso, professor José Walter, que reconhece o empenho dos professores das disciplinas de Práticas e Startups, Clauberto Rodrigues e Wellignton Silva.

Na mostra de práticas os alunos dessas disciplinas apresentam os protótipos. Já os alunos que estão com as disciplinas de startups apresentam os modelos de negócios. Essa interação permite que eles conheçam os negócios apresentados por outras empresas e façam um diagnóstico sobre a condição de cada uma: se são concorrentes, competidoras ou colaboradoras.

A Exponegócios permite, portanto, uma integração entre o que o mercado oferece e o que está sendo ensinado dentro da universidade, e contou também com a participação de membros do Programa de Assistência à Melhor Idade – Paimi – e as senhoras atendidas puderam expor e comercializar peças artesanais.

Aluno da disciplina de Práticas 2 em Administração, Iago Luiz Santana Almeida juntamente com seus colegas apresentaram um aplicativo criado a partir da observação que tiveram sobre a funcionalidade e rapidez do atendimento das lanchonetes existentes no minishopping. Intitulado Unifood, o aplicativo tem como inspiração o iFood.

“Como o nosso intervalo de aula é muito curto, tivemos a ideia de criar um aplicativo que agilize o processo de compra. Experimentamos fazer uma compra pelo app durante a aula e gerar um voucher para apresentar e retirar imediatamente o produto”, explica Iago. O projeto, segundo ele está em fase de avaliação funcional.

Enquanto alguns alunos investem em novos experimentos, outros utilizam os estandes para exposição dos seus produtos. É o caso do acadêmico e colaborador da Unit, Pablo de Jesus Reis Santos. “Nossa ideia é divulgar produtos do segmento fotográfico a exemplo de serviços específicos como casamentos, formaturas, etc.”, explica Pablo. Ele diz que a oportunidade é única para que as pessoas conheçam e decidam pela utilização dos serviços.

Compartilhe: