ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit tem representação no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher

Com cadeira desde 2013, a Universidade Tiradentes é reconduzida pela quarta vez consecutiva

às 16h27
Prof. Msc Samyle Oliveira
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes – Unit – é uma das 11 entidades que ocuparão cadeira no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Sergipe (CEDM/SE). A assembleia que elegeu representantes de organizações da sociedade civil, instituições de ensino e entidades de classe, para o biênio 2020-2022, aconteceu na última sexta-feira, 10, em Aracaju (SE).

Será a quarta vez consecutiva que a Unit irá cooperar nos processos, ações e elaboração de políticas públicas que dizem respeito às mulheres. A primeira atuação da Instituição de Ensino Superior (IES) foi em dezembro de 2013, tendo sido representada pelas professoras Grasielle Borges Vieira de Carvalho (titular) e Acácia Lelis, como suplente até 2017. Em 2018 teve como suplente a professora Tatiana Socorro.

Atualmente, a IES é representada pelas professoras Grasielle Borges Vieira de Carvalho e Samyle Regina Matos de Oliveira. “A Unit participa e contribui com as discussões e deliberações, desenvolvendo no meio universitário uma formação humanizada e crítica, pautada no respeito e na demonstração de compromisso com as relevantes demandas suscitadas nas reuniões do Conselho”, explicou a professora Samyle Oliveira, coordenadora do curso de Direito campus Propriá.

Com experiência em projetos de pesquisas sobre o sistema penitenciário brasileiro, bem como nas áreas de políticas públicas e controles democráticos, política criminal e penitenciária e Direitos Humanos, professora Samyle Oliveira explica que a Unit acompanha e fortalece as ações e projetos voltados para as mulheres por meio do Grupo de Pesquisa Gênero, Família e Violência CNPq/Unit.

“A Unit contribui no meio acadêmico com diversas frentes, como pesquisas científicas envolvendo a temática ‘mulher/ gênero’, trabalhos de extensão, articulações com entidades, cursos e capacitações, eventos, audiências públicas, dentre outras ações.  Nas reuniões do Conselho, a Unit contribui com as discussões para elaboração de políticas públicas que visem à garantia dos direitos da mulher”, concluiu.

A solenidade de posse será realizada na sexta-feira, 17, às 9h, no auditório da Secretaria Estadual de Assistência, Inclusão e Trabalho (SEIT).

CEDM

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher tem o objetivo de acompanhar e fortalecer ações e projetos voltados para as mulheres, com intuito de alcançar a igualdade de gênero, bem como ampliar e possibilitar a participação efetiva dos cidadãos nos processos de decisão, entendendo ser um dos instrumentos importantes de representatividade da sociedade. O CEDM no âmbito estadual pertence a Secretaria de Estado da Mulher, da Inclusão e Assistência Social, do Trabalho (SEIDH).

Compartilhe: