ESTUDE NA UNIT
MENU

Docentes e gestores participam de encontro corporativo durante Jornada Pedagógica

A edição 2020.1 apresenta um novo formato para construção de planejamento, avaliação e gestão de aprendizagem

às 18h24
Pró-Reitor de Pós-graduação, Diego Menezes
Temisson José dos Santos, Arleide Barreto e Diego Menezes
Paloma Modesto, Diretora de Planejamento e Qualidade Acadêmica na Grupo Tiradentes e a Prof. Msc. Valéria Bonini
Superintendente Acadêmico, Temisson José dos Santos
Jornada Pedagógica 2020.1
Compartilhe:

O primeiro momento corporativo da Jornada Pedagógica da Universidade Tiradentes reuniu coordenadores de cursos, professores dos Núcleo Docentes Estruturantes – NDE´s e demais gestores estratégicos. O Momento Institucional foi coordenado pelo superintendente acadêmico do Grupo Tiradentes, Temisson José dos Santos, que apresentou os drives, direcionamentos e temas que serão discutidos durante o semestre. “O momento institucional é um mecanismo de comunicação para proporcionar alinhamento entre a área acadêmica corporativa e as unidades do Grupo Tiradentes, sinergia nos projetos e ações estratégicas e inspiração para construção dos planejamentos semestrais dos cursos”, falou.

A edição 2020.1 da Jornada Pedagógica “Gestão do currículo e da aprendizagem” trouxe um novo formato e concepção para construção de planejamento, avalição e gestão da aprendizagem, com oficinas presenciais e em ambientes online. “A modalidade híbrida foi uma inovação desta unidade. A Universidade Tiradentes é única credenciada para educação a distância. Então, incrementou colocando esse componente nas discussões e na execução. O interessante desse modelo é que os professores que não estão envolvidos com a educação a distância podem experimentar o funcionamento”, explicou.

Os números apresentados pela Superintendência Acadêmica revelaram que, de acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC), um indicador de qualidade que avalia as Instituições de Educação Superior (IES) no país, a Unit pontua em segundo lugar no contexto nacional, em primeiro no contexto do Nordeste. “Perceber a força e a contribuição do nossa pós-graduação stricto senso como um fator decisivo para manter o IGC 4 da Unit, mostra que não existem áreas, mas sim,  uma universidade, um trabalho coletivo e sincrônico em prol do mesmo resultado que é formar bem pessoas para o mercado de trabalho e atender as demandas e os anseios sociais”, revelou Diego Menezes, pró-reitor de pós-graduação.

A pró-reitora de graduação, Arleide Barreto, explica que a Unit promove, durante todo ano, eventos para estimular a liderança docente e o protagonismo dos alunos. “A Universidade Tiradentes não faz um evento exclusivo para trabalhar seu corpo docente. É uma rotina. Além dos momentos que nós temos no início de cada semestre, durante o ciclo nós trabalhamos, por meio do Núcleo de Desenvolvimento Docente (NDD), atualização, metodologias ativas e inovação. É preciso focar no professor e na sua formação continuada”. 

Homenagem

O evento presencial que aconteceu nessa quarta-feira, 15, no auditório do bloco D da Unit, e que segue com capacitação online até 14 de fevereiro, reservou um momento para homenagem. A Profa. Msc. Valéria Bonini, coordenadora dos cursos de Comunicação Social, foi condecorada pelo resultado na nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), do curso de Publicidade e Propaganda.

“Esse é o resultado de um trabalho árduo que, na verdade não é meu, e sim, de uma equipe que acredita no trabalho que executamos. Muitos docentes que estão juntos há muito tempo comprovam a seriedade do curso de comunicação, em especial de publicidade que teve nota 4 e jornalismo com nota 3”, enalteceu.

Bonini revela ainda que foram várias participações no ENADE e, em todas as edições, os alunos levam muito a sério a avaliação. “Muitos professores estão desde a época do provão. Mais do que a valorização do trabalho, esse reconhecimento é a marca da seriedade com que nossos alunos participam das avaliações baseada numa relação de muita transparência quanto a importância de tudo isso”, concluiu.

Compartilhe: