A cidadania honorária é um título de honraria que uma pessoa de importância recebe da Câmara Municipal de uma cidade, da Assembleia Legislativa de um Estado, da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal. O título é concedido para aquele que, sem visar lucros e interesses, contribui com serviços em defesa do povo do município ao qual lhe concede a cidadania.
Esta semana o município de Aracaju ganha mais um filho. Desta vez, o homenageado é o professor do curso de Jornalismo da Universidade Tiradentes, Antônio José de Santana. A solenidade de entrega do título foi realizada na Câmara Municipal da cidade na tarde dessa terça-feira, 19 de agosto, e reuniu profissionais, amigos e familiares. A celebração do título foi comemorada em dose dupla, já que a data da entrega da honraria, marca justamente o 55º aniversário do professor Antônio Santana.
“Hoje não é um dia especial, mas especialíssimo. É uma maravilha e uma honra muito grande no dia do meu aniversário receber o título de cidadão aracajuano. Ser professor pode ser desafiante, mas há vários momentos de alegrias e de conhecer pessoas maravilhosas. Posso dizer agora que possuo duas cidadanias, gloriense e aracajuana. Aracaju, este amor é recíproco”, afirma o professor Antônio de Santana durante o discurso de agradecimento na Câmara.
A indicação do nome foi feita pelo vereador e aluno do 7º período do curso de Jornalismo, Pastor Roberto Morais. Para ele, o professor Santana é merecedor do título porque tem contribuído constantemente com sua sabedoria e conhecimento para o Estado.
“Ele é uma pessoa extraordinária, que não somente se atém a exercer sua função como professor, e que desenvolve de forma excelente, mas passa também aquela confiança e se apresenta como pai, confidente, amigo, como uma pessoa que transmite segurança. Aracaju, na verdade, ganha um grande presente recebendo o mais novo filho aracajuano. É uma homenagem mais do que justa a quem tanto tem contribuído, não apenas em Sergipe, porque quando o conhecimento é transmitido para alguém, essa pessoa vai além do horizonte”, homenageia o vereador Roberto Morais.
“Esse título se dá principalmente por eu ser professor da Universidade Tiradentes, porque lá conheci dezenas de pessoas, entre elas o vereador Roberto Morais”, completa Santana.
HISTÓRIA
Há 26 anos residindo na capital sergipana, o professor é natural do povoado Tanque Novo, em Nossa Senhora da Glória. Estudou em escola rural até os 12 anos de idade, quando foi estudar no Colégio Estadual Cícero Bezerra, onde completou o ensino fundamental. O ensino médio fez no Colégio Nossa Senhora da Glória. Aos 16 anos foi aprovado em um concurso para aprendiz de uma instituição bancária. Exerceu a função de bancário por 20 anos. Em 1988 passou a residir na cidade de Aracaju, ainda seguindo na carreira de bancário, e iniciou os estudos na universidade. Se graduou em Jornalismo e em 1995 recebeu convite para professor universitário, onde ministra aulas até hoje no curso de Comunicação da Universidade Tiradentes . Em 2004, através de concurso público, passou a ser professor da Secretaria Estadual de Educação, ministrando aulas no colégio Olavo Bilac, em Aracaju.
CURRÍCULO
O professor Antônio José de Santana possui graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês pela Universidade Tiradentes (2001); graduação em Bacharel em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Tiradentes (1992); Pós-Graduação (Especialização) em Jornalismo Político e Econômico pela Universidade Tiradentes (1995); e mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Foi revisor de textos da Assessoria de Comunicação da Universidade Tiradentes, coautor de livros para a Educação de Jovens e Adultos, professor universitário da Universidade Tiradentes e professor da Educação Fundamental da Secretaria Estadual de Educação em Sergipe. Tem experiência nas áreas de Comunicação e Educação, com ênfase em Comunicação e Cultura, Comunicação Empresarial, Língua Portuguesa, Redação e Revisão de textos, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, cultura, jornalismo, trabalho de conclusão de curso, movimentos sociais e história.
Fotos: Marcelo Freitas