ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit recebe doutor Paulo Sotero


às 18h20
Os desafios serão vencidos com educação de qualidade, lembra palestrante
Os desafios serão vencidos com educação de qualidade, lembra palestrante
Professores, alunos e gestores participam da palestra na Unit
Professor doutor Matheus Batalha Moreira Nery faz apresentação do doutor Paulo Sotero
Compartilhe:

 

Os desafios serão vencidos com educação de qualidade, lembra palestrante

Os desafios serão vencidos com educação de qualidade, lembra palestrante

Após proferir palestra para professores e alunos do curso de Direito da Facipe, na noite da segunda-feira, 18, o professor e jornalista Paulo Sotero foi recebido às 19 horas dessa terça-feira, 19, no Auditório do bloco C do Campus Farolândia pelo corpo docente e discente da Unit. Atendendo a convite formulado pelo Grupo Tiradentes através do Departamento de Relações Internacionais o diretor do Brazil Institute no Wilson Woodrow Institute em Washington/EUA destacou em sua fala os desafios do Brasil diante dos demais países. Em sua opinião, o maior dos desafios está na educação. “Essa universidade representa o tipo de resposta que o Brasil precisa dar para esse desafio”, manifesta doutor Paulo, ao afirmar que está muito bem impressionado por conhecer toda a estrutura do Grupo Tiradentes.  O ex-correspondente do jornal o Estado de São Paulo em Washington e articulista da revista Veja lembrou em sua fala aos jovens estudantes que o Brasil será capaz de vencer os desafios, desde que sejam enfrentados com competência e exemplificou mais uma vez a estrutura do Grupo que movido pelo empreendedorismo e respeito, foi capaz de erguer no menor Estado da Federação uma instituição de ensino superior hoje reconhecida além-fronteiras.

Professores, alunos e gestores participam da palestra na Unit

Professores, alunos e gestores participam da palestra na Unit

Usando como referência a estrutura do Grupo Tiradentes, o palestrante deixou claro que o fato da sua base estar no menor Estado brasileiro não representa um empecilho para a realização de um trabalho correto e competente. “É a partir da realização do trabalho desenvolvido pela Unit que cada estudante desta instituição pode dar ao País”, afirma o estudioso numa alusão à formação profissional como sendo a principal alternativa para que o País possa vencer os desafios.

No decorrer da sua fala, o doutor Paulo Sotero reafirmou que sem a formação de profissionais competentes, estaremos fadados ao fracasso. “Sabemos que a educação representa o passaporte para um futuro melhor em qualquer lugar do mundo, assim como sabemos que a qualidade do capital humano brasileiro precisa ser melhorada porque assim exige não apenas o bom-senso como a economia brasileira”, lembra o brasilianista que tem se dedicado ao estudo das relações entre o Brasil e o EUA, acrescentando que a economia brasileira sofre de dois problemas hoje ligados à competitividade: o primeiro deles, a deficiência da estrutura física com a precariedade dos portos, aeroportos, rodovias, ferrovias e tudo aquilo que torna uma economia mais competitiva e a vida das pessoas mais confortáveis. O segundo fator, segundo o palestrante envolve a questão do capital humano. Ele faz um comparativo entre a década de 60, quando o país tinha perto de 70 milhões de habitantes menos de 100 mil estudantes universitários e hoje, quando os números apontam perto de sete milhões de universitário número ainda pequeno, mas que já revela que o país está respondendo ao desafio apesar de que o problema não está na quantidade de alunos que chegam à universidade e sim, na qualidade da educação que esses estudantes recebem. “Esta é uma questão importante e atual não apenas no nível universitário, mas no nível secundário e primário”, conclui o doutor Paulo.

Professor doutor Matheus Batalha Moreira Nery faz apresentação do doutor Paulo Sotero

Professor doutor Matheus Batalha Moreira Nery faz apresentação do doutor Paulo Sotero

Satisfeito com a participação da comunidade universitária, o professor doutor Matheus Batalha Moreira Nery, coordenador de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes ressalta a importância da presença do brasilianista não apenas para falar sobre as questões pertinentes à educação, mas sobre política internacional e justifica: “Quando falamos em intercâmbio e mobilidade, destacamos um princípio básico de cooperação. Estamos indo pra o outro lado do mundo pra entender melhor o que se passa por lá”, justifica, lembrando que ao entender as diferenças, conquistamos uma maior proximidade. “Para o aluno, é muito importante saber que relação existe entre o Brasil e os Estados Unidos que é para onde o nosso aluno deseja ir”, acrescenta.  Para os alunos, entender um pouco sobre a relação entre os dois países tem grande significado. Afinal, é importante que ele saiba de que maneira pode contribuir para melhorar esse relacionamento.

O ciclo de palestras proferidas no Grupo Tiradentes pelo jornalista brasileiro radicado nos Estados Unidos há cerca de 40 anos se encerra na quinta-feira, 21, às 19 horas, na Faculdade Integrada Tiradentes. Na ocasião, docentes e acadêmicos da IES alagoana dialogam com o doutor Paulo Sotero sobre as relações entre o Brasil e os EUA.

 

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: