Após proferir palestra para professores e alunos do curso de Direito da Facipe, na noite da segunda-feira, 18, o professor e jornalista Paulo Sotero foi recebido às 19 horas dessa terça-feira, 19, no Auditório do bloco C do Campus Farolândia pelo corpo docente e discente da Unit. Atendendo a convite formulado pelo Grupo Tiradentes através do Departamento de Relações Internacionais o diretor do Brazil Institute no Wilson Woodrow Institute em Washington/EUA destacou em sua fala os desafios do Brasil diante dos demais países. Em sua opinião, o maior dos desafios está na educação. “Essa universidade representa o tipo de resposta que o Brasil precisa dar para esse desafio”, manifesta doutor Paulo, ao afirmar que está muito bem impressionado por conhecer toda a estrutura do Grupo Tiradentes. O ex-correspondente do jornal o Estado de São Paulo em Washington e articulista da revista Veja lembrou em sua fala aos jovens estudantes que o Brasil será capaz de vencer os desafios, desde que sejam enfrentados com competência e exemplificou mais uma vez a estrutura do Grupo que movido pelo empreendedorismo e respeito, foi capaz de erguer no menor Estado da Federação uma instituição de ensino superior hoje reconhecida além-fronteiras.
Usando como referência a estrutura do Grupo Tiradentes, o palestrante deixou claro que o fato da sua base estar no menor Estado brasileiro não representa um empecilho para a realização de um trabalho correto e competente. “É a partir da realização do trabalho desenvolvido pela Unit que cada estudante desta instituição pode dar ao País”, afirma o estudioso numa alusão à formação profissional como sendo a principal alternativa para que o País possa vencer os desafios.
No decorrer da sua fala, o doutor Paulo Sotero reafirmou que sem a formação de profissionais competentes, estaremos fadados ao fracasso. “Sabemos que a educação representa o passaporte para um futuro melhor em qualquer lugar do mundo, assim como sabemos que a qualidade do capital humano brasileiro precisa ser melhorada porque assim exige não apenas o bom-senso como a economia brasileira”, lembra o brasilianista que tem se dedicado ao estudo das relações entre o Brasil e o EUA, acrescentando que a economia brasileira sofre de dois problemas hoje ligados à competitividade: o primeiro deles, a deficiência da estrutura física com a precariedade dos portos, aeroportos, rodovias, ferrovias e tudo aquilo que torna uma economia mais competitiva e a vida das pessoas mais confortáveis. O segundo fator, segundo o palestrante envolve a questão do capital humano. Ele faz um comparativo entre a década de 60, quando o país tinha perto de 70 milhões de habitantes menos de 100 mil estudantes universitários e hoje, quando os números apontam perto de sete milhões de universitário número ainda pequeno, mas que já revela que o país está respondendo ao desafio apesar de que o problema não está na quantidade de alunos que chegam à universidade e sim, na qualidade da educação que esses estudantes recebem. “Esta é uma questão importante e atual não apenas no nível universitário, mas no nível secundário e primário”, conclui o doutor Paulo.
Satisfeito com a participação da comunidade universitária, o professor doutor Matheus Batalha Moreira Nery, coordenador de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes ressalta a importância da presença do brasilianista não apenas para falar sobre as questões pertinentes à educação, mas sobre política internacional e justifica: “Quando falamos em intercâmbio e mobilidade, destacamos um princípio básico de cooperação. Estamos indo pra o outro lado do mundo pra entender melhor o que se passa por lá”, justifica, lembrando que ao entender as diferenças, conquistamos uma maior proximidade. “Para o aluno, é muito importante saber que relação existe entre o Brasil e os Estados Unidos que é para onde o nosso aluno deseja ir”, acrescenta. Para os alunos, entender um pouco sobre a relação entre os dois países tem grande significado. Afinal, é importante que ele saiba de que maneira pode contribuir para melhorar esse relacionamento.
O ciclo de palestras proferidas no Grupo Tiradentes pelo jornalista brasileiro radicado nos Estados Unidos há cerca de 40 anos se encerra na quinta-feira, 21, às 19 horas, na Faculdade Integrada Tiradentes. Na ocasião, docentes e acadêmicos da IES alagoana dialogam com o doutor Paulo Sotero sobre as relações entre o Brasil e os EUA.
Fotos – Marcelo Freitas