ESTUDE NA UNIT
MENU

Qual o papel do profissional de Educação Física na promoção à Saúde?

Com a pandemia do novo coronavírus e um novo olhar para o cuidado à saúde, os profissionais da área ganham cada vez mais espaço de atuação

às 14h19
Compartilhe:

A pandemia do novo coronavírus trouxe à tona diversas percepções e novos cuidados, principalmente com a saúde. Pessoas de qualquer idade com diversas comorbidades pré-existentes como obesidade, diabetes, cardiopatia, entre outras condições de saúde, precisam redobrar a atenção e as medidas de prevenção à Covid-19. Elas representam os chamados grupos de risco.   

De acordo com o último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, 70% dos óbitos pelo novo coronavírus apresentam pelo menos um fator de risco. Sabe-se que a mudança nos hábitos como a prática de atividade física e uma alimentação saudável podem contribuir com a redução de doenças relacionadas ao sedentarismo. 

Mas, como os profissionais de Educação Física podem atuar em cenários como o que está sendo vivenciado pela população? “As atribuições são para trabalhar com a promoção da saúde para reduzir os agravos das doenças crônicas não transmissíveis”, declara o Educador Físico, Magno Antônio Carvalho. 

“Para contribuirmos de forma interdisciplinar, deveremos pensar em uma saúde voltada à prevenção. Precisamos ter essa noção. O que podemos fazer dentro da saúde pública e dentro de um contexto populacional. O profissional pode atuar diretamente no setor primário e também no terciário, nos hospitais, dentro da perspectiva do trabalho multidisciplinar”, acrescenta. 

O profissional participou, na última quarta-feira, 15, de uma roda de conversa virtual do curso de Educação Física da Universidade Tiradentes e abordou a atuação do profissional na Saúde Coletiva. “O momento foi muito relevante para agregar novos conhecimentos. Gostaria de agradecer a toda a coordenação do curso por todo empenho”, comenta a estudante Fernanda Farias. 

O encontro foi organizado pela professora Cleisimary Evangelista da disciplina de Saúde Coletiva em Educação Física.

Veja também a Roda de conversa com a atleta Duda Lisboa.

Compartilhe: