Este 21 de abril foi bem diferente para os mais de 30 mil alunos e três mil colaboradores do Grupo Tiradentes. A já tradicional missa de ação de graças em celebração de mais um ano de atividades de um dos maiores grupos educacionais do país precisou acontecer online, devido a pandemia causada pelo novo coronavírus.
Com transmissão pelos canais da Universidade Tiradentes no Youtube e Facebook, mais de 600 pessoas puderam acompanhar a celebração que o padre Anderson Pina realizou às 9h, deste feriado pelo Dia de Tiradentes, direto da Capela do campus Aracaju Farolândia.
Há 58 anos inspirando pessoas a ampliar horizontes, o Grupo Tiradentes constrói uma história sólida, pautada no protagonismo dos seus alunos e na transformação social por meio da educação em Sergipe, Alagoas e Pernambuco, para que expandam seus conhecimentos e contribuam com o mundo também no Instituto Tiradentes, em Boston (EUA), e nas diversas universidades em que o Grupo cultiva parcerias acadêmicas importantes.
Este ano de 2020 mal começou e mostrou que desafio surge para ser superado. Em 17 de março, o Grupo Tiradentes anunciou a suspensão das atividades presenciais em detrimento da pandemia causada pelo novo coronavírus. Em 30 de março, o Grupo informou a retomada das ações acadêmicas por meio do Google for Education, plataforma que a Instituição nordestina é referência mundial.
Para o presidente do Grupo Tiradentes, professor Luciano Klima, vivenciar a celebração dos 58 anos é um presente para ele que assumiu sua presidência no início de 2020. “Quantas pessoas inspiradas a ampliar seus horizontes, quantas famílias transformadas… Deve, com certeza, passar um filme na cabeça da família Uchôa, de todos os colaboradores, professores e queridos alunos e egressos. Agradeço a Deus por mais essa oportunidade em minha vida. Nesses três meses, já vivi tantas coisas ao lado de todos que fazem parte do Grupo Tiradentes e tenho certeza que continuaremos juntos, focados, para dar sequência a esse legado, cada vez mais fortes e unidos”, comenta.
“Parabenizo as pessoas que tornaram esse momento possível, em nome de nossos fundadores , vocês são muito especiais e fundamentais nesse legado. Que Deus continue nos abençoando nessa nova jornada, porque tudo isso vai passar, o bem sempre vence e nós venceremos”, finaliza Klima.
O fundador do Grupo Tiradentes, professor Jouberto Uchôa, relembra esse marco histórico para a Educação Superior em Sergipe, Alagoas e Pernambuco com orgulho. “Em nome da Instituição, registro minha gratidão pelo apoio que temos recebido nestes 58 anos do Grupo Tiradentes. A todos estudantes, familiares, professores e funcionários. Espero continuar sendo digno da confiança de vocês, que tenham um ano bem feliz e Deus nos livre dessa pandemia miserável, que nos faz lembrar que Deus é nosso protetor e não vai nos abandonar. Espero que o Grupo Tiradentes continue prestando serviço À sociedade, que dignifique seu nome e de seu patrono, o maior nome desse país na história da luta e defesa deste país, da cultura e da educação”, explana professor Uchôa.
A fundadora do Grupo Tiradentes, professor Amélia Cerqueira Uchôa também fez questão de deixar sua mensagem de gratidão por todo legado construído no Nordeste. “São 58 anos de lutas e vitórias, de alegrias, tristezas e dificuldades, mas vencemos por conta da fé em Deus e presença Dele em todos os momentos da nossa Instituição. Tenho fé que todo esse momento difícil que estamos passando vamos vencer, em nome da alegria que já levamos a tantos lares sergipanos, alagoanos e pernambucanos, com a realização do sonho do curso superior. Agradeço a todos que lutam conosco!”, conta professora Amélia.
Legado de 58 anos
Em Sergipe, sua história iniciou em 1962, com a criação do Colégio Tiradentes, que foi alçado à faculdade em 1972 e à universidade em 1994. Com inovação, ética e responsabilidade social, de 1976 até 2019, a IES sergipana já entregou ao mundo, mais de 70 mil profissionais graduados e capacitados para o mercado de trabalho. Atualmente, possui cinco campi no estado: em Aracaju (Centro e Farolândia), Itabaiana, Propriá e Estância. Além deles, há 24 polos de educação a distância em mais quatro estados do Nordeste – Bahia, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte –, consolidando seus 58 anos de atuação com o reconhecimento do Ministério da Educação, com nota máxima, devido sua excelência em ensino, pesquisa e extensão.
Para ampliar as diretrizes do ensino de qualidade da IES no Brasil, o Grupo Tiradentes foi estabelecido como entidade corporativa de gestão institucional da Universidade Tiradentes e Faculdade São Luís de França, ambas em Sergipe; do Centro Universitário Tiradentes em Maceió/AL; do Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco, no Recife; e da Faculdade Tiradentes, em Jaboatão dos Guararapes/PE; além do Tiradentes Institute, em Boston/EUA.
A mais recente contribuição do Grupo se deu com a inauguração, em outubro de 2019, do Tiradentes Innovation Center, o primeiro Centro de Inovação voltado à Educação no Nordeste, situado no campus Aracaju Farolândia, onde surgiu a história do Grupo Tiradentes e promete dar vida ao legado por meio da tecnologia e inovação.
Juntas, as instituições ultrapassam a marca de 30 mil estudantes universitários e, diante de sua trajetória que inspira pessoas a ampliarem seus horizontes com ética e responsabilidade social, o Grupo Tiradentes se consolida como um dos maiores grupos educacionais do Nordeste.
Por Raquel Passos