Cerca de 250 alunos do Colégio Salesiano tiveram um encontro diferente. As aulas de Português, Matemática, Química e tantas outras disciplinas cursadas normalmente no ensino médio foram substituídas na tarde dessa quinta-feira, 16 de maio, por visitas aos laboratórios de Anatomia, Complexo de Comunicação Social – CCS – ao Centro Tecnológico de Engenharia e Arquitetura – CTEA – além da orientação com mestres e doutores no Campus Aracaju Farolândia na Universidade Tiradentes. A experiência vivenciada pelos estudantes integra o Programa Unit Portas Abertas que só este semestre já recebeu mais de dois mil estudantes de colégios sergipanos para conhecer mais sobre o mundo acadêmico.
A empolgação dos alunos com a estrutura do campus era visível. Débora Sales está no terceiro ano do Ensino Médio e pela primeira vez visitou a universidade. Ela quer seguir carreira na área de Comunicação e ficou surpresa com a dimensão do Complexo de Comunicação Social, as salas de fotografia e os estúdios de rádio e TV voltados para os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unit. “Essas visitas nos deixam mais próximos das nossas escolhas. Eu sou apaixonada por fotografia e fiquei encantada com o CCS”, afirma a aluna.
Acompanhado da psicóloga e professora Tainara Carvalho e do coordenador Pedagógico Mario Jorge Cruz, ambos do Colégio Salesiano, os estudantes passaram por dois momentos durante a visita: um para conhecer a estrutura da instituição e outro para uma orientação vocacional, pontuada por 17 profissionais distintos para discutir sobre a profissão, mercado de trabalho e campo de atuação. Em três grupos, eles foram separados nas áreas de Saúde, Exatas e Humanas.
“O que nós percebemos atualmente é que os alunos só escolhem a opção do curso quando chega o vestibular, e sabemos as consequências desse risco. Então desenvolvemos há alguns anos no Colégio um período de iniciação profissional. E a Unit, ao qual temos uma parceria bem sincronizada, sempre esteve conosco durante esses eventos. Este é o primeiro momento que trazemos os alunos para conhecer os laboratórios”, conta o coordenador Mário Jorge Cruz. Segundo ele, o Salesiano também promove eventos de orientação vocacional e convidam professores da Unit para falar um pouco sobre assuntos referentes à profissão.
A coordenadora do curso de Biomedicina da Unit, Ana Paula Barreto, acredita que esta participação do aluno é importante, pois é neste momento que eles, enquanto estudantes de ensino médio, podem esclarecer dúvidas sobre o futuro da profissão. “O campo para o biomédico é amplo, porque ele pode atuar em 35 áreas e o curso da Unit forma nesta perspectiva. Em Sergipe, o mercado absorve bastante a área de análise clínica. As principais dúvidas estão relacionadas à empregabilidade e a questão salarial”, ressalta a coordenadora.
Apesar de ainda estar no segundo ano do ensino médio, Leonardo de Carvalho Santa Barbara já se decidiu pelo curso de Educação Física. “Quero fazer Educação Física porque é uma área que eu me identifico desde pequeno. Meu pai joga futebol, eu jogo futsal e sou muito motivado a fazer este curso”, garante o estudante. Ele está tão interessado que aproveitou a oportunidade para esclarecer dúvidas com a professora do curso, Lisane Menezes. “Tinha dúvida na diferença entre Educação Física Licenciatura e Bacharelado. E como eu quero fazer algo focado para o esporte em escola, ela me disse que teria que fazer Licenciatura”, conta Leonardo.
Até o final de maio, o Programa Unit Portas Abertas receberá mais oito escolas para visitação.
Fotos: Marcelo Freitas