ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit Portas Abertas reúne mais de 200 alunos

Estudantes do Salesiano conhecem estrutura Unit e têm orientação vocacional com mestres e doutores da instituição

às 12h13
Compartilhe:
Alunos tiram dúvidas com coordenadora de Biomedicina, Ana Paula Barreto

Alunos tiram dúvidas com coordenadora de Biomedicina, Ana Paula Barreto

Cerca de 250 alunos do Colégio Salesiano tiveram um encontro diferente. As aulas de Português, Matemática, Química e tantas outras disciplinas cursadas normalmente no ensino médio foram substituídas na tarde dessa quinta-feira, 16 de maio, por visitas aos laboratórios de Anatomia, Complexo de Comunicação Social – CCS – ao Centro Tecnológico de Engenharia e Arquitetura – CTEA – além da orientação com mestres e doutores no Campus Aracaju Farolândia na Universidade Tiradentes. A experiência vivenciada pelos estudantes integra o Programa Unit Portas Abertas que só este semestre já recebeu mais de dois mil estudantes de colégios sergipanos para conhecer mais sobre o mundo acadêmico.

A empolgação dos alunos com a estrutura do campus era visível. Débora Sales está no terceiro ano do Ensino Médio e pela primeira vez visitou a universidade. Ela quer seguir carreira na área de Comunicação e ficou surpresa com a dimensão do Complexo de Comunicação Social, as salas de fotografia e os estúdios de rádio e TV voltados para os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unit. “Essas visitas nos deixam mais próximos das nossas escolhas. Eu sou apaixonada por fotografia e fiquei encantada com o CCS”, afirma a aluna.

Débora Sales ficou encantada com a estrutura do Complexo de Comunicação Social

Débora Sales ficou encantada com a estrutura do Complexo de Comunicação Social

Acompanhado da psicóloga e professora Tainara Carvalho e do coordenador Pedagógico Mario Jorge Cruz, ambos do Colégio Salesiano, os estudantes passaram por dois momentos durante a visita: um para conhecer a estrutura da instituição e outro para uma orientação vocacional, pontuada por 17 profissionais distintos para discutir sobre a profissão, mercado de trabalho e campo de atuação. Em três grupos, eles foram separados nas áreas de Saúde, Exatas e Humanas.

“O que nós percebemos atualmente é que os alunos só escolhem a opção do curso quando chega o vestibular, e sabemos as consequências desse risco. Então desenvolvemos há alguns anos no Colégio um período de iniciação profissional. E a Unit, ao qual temos uma parceria bem sincronizada, sempre esteve conosco durante esses eventos. Este é o primeiro momento que trazemos os alunos para conhecer os laboratórios”, conta o coordenador Mário Jorge Cruz. Segundo ele, o Salesiano também promove eventos de orientação vocacional e convidam professores da Unit para falar um pouco sobre assuntos referentes à profissão.

Psicóloga Tainara Carvalho e coord. Pedagógico do Salesiano Mário Jorge acreditam que visita é importante para decisão dos alunos

Psicóloga Tainara Carvalho e coord. Pedagógico do Salesiano Mário Jorge acreditam que visita é importante para decisão dos alunos

A coordenadora do curso de Biomedicina da Unit, Ana Paula Barreto, acredita que esta participação do aluno é importante, pois é neste momento que eles, enquanto estudantes de ensino médio, podem esclarecer dúvidas sobre o futuro da profissão. “O campo para o biomédico é amplo, porque ele pode atuar em 35 áreas e o curso da Unit forma nesta perspectiva. Em Sergipe, o mercado absorve bastante a área de análise clínica. As principais dúvidas estão relacionadas à empregabilidade e a questão salarial”, ressalta a coordenadora.

Apesar de ainda estar no segundo ano do ensino médio, Leonardo de Carvalho Santa Barbara já se decidiu pelo curso de Educação Física.  “Quero fazer Educação Física porque é uma área que eu me identifico desde pequeno. Meu pai joga futebol, eu jogo futsal e sou muito motivado a fazer este curso”, garante o estudante. Ele está tão interessado que aproveitou a oportunidade para esclarecer dúvidas com a professora do curso, Lisane Menezes. “Tinha dúvida na diferença entre Educação Física Licenciatura e Bacharelado. E como eu quero fazer algo focado para o esporte em escola, ela me disse que teria que fazer Licenciatura”, conta Leonardo.

Até o final de maio, o Programa Unit Portas Abertas receberá mais oito escolas para visitação.

Fotos: Marcelo Freitas

 

Compartilhe: