Por Raquel Passos
Qual o perfil do estudante do século 21? Este questionamento norteia pesquisas acadêmicas em busca da ressignificação do papel tanto do aluno e professor diante da nova era que se anuncia com a pandemia. Esta reinvenção foi tema do evento Labor Pedagógico realizado no último dia 07 pelo curso de Pedagogia da Unit EAD. A palestra virtual foi ministrada pela professora doutora Andrea Karla e contou com a participação de mais de 600 pessoas.
O uso da tecnologia só traz benefícios para os estudantes ampliarem seus conhecimentos e para os professores atuarem com mais assertividade. Mas é preciso aprofundar os conhecimentos a respeito das tecnologias da informação e comunicação para que essa experiência siga uma trajetória ascendente no processo de ensino-aprendizagem.
Segundo a doutora Andrea Karla, o professor deve se disponibilizar para aprender, refletir e enxergar o objeto de pesquisa com outra lente. Afinal, em meio a tudo o que o mundo vivencia nos dias atuais de pandemia, os efeitos dos recursos digitais estão cada vez mais presentes e a busca pelo conhecimento deve ir além.
“Para isso, é preciso desenvolver algumas competências contempladas, inclusive, na Base Nacional Comum Curricular, são elas: a competência conceitual, a de cultura digital, a sócio emocional, a do autoconhecimento e de autocuidado. Sem esquecer da gestão da empatia, senso de colaboração e autonomia. Ou seja, o que nos aguarda para o século 21 é preciso equilíbrio”.
Já o novo perfil esperado para o aluno do século 21 deverá refletir os aprendizados adquiridos diante dos desafios superados. “Independente de onde ele estiver no contexto de mudança, vai fazer parte da vida e precisará ter domínio profundo conceitual para aplicar e problematizar. Um deles é o inglês, a leitura ou a arte da linguagem. Se ele não consegue ter nenhuma dessas três habilidades, como poderá compreender as mudanças que estão sendo propostas?”, avalia, destacando ainda a importância da alfabetização empreendedora para encarar situações sem se desesperar.
O ato de aprendizagem é constante, mas a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Helena Tavares, alerta que não é tão simples. “Todos os dias temos que estar abertos para nova formação e para termos aprendizagem é preciso querer. Se o sujeito não compreende isso, precisará de outros autores para entender uma ou duas palavras. Precisamos parar de nos sabotar com o conhecimento! Essa é a reflexão que a palestra da professora Andréa Karla me trouxe. Quem se sabota no conhecimento, o mercado de trabalho devora”, conta Helena Tavares.
Dentre os participantes, estava o presidente do Grupo Tiradentes, professor Luciano Klima, que fez questão de deixar sua mensagem no chat ao vivo do evento virtual no Youtube da Unit: “Parabéns pela Live professoras Ana e Andrea!! Muitos aprendizados. Parabéns a todos pela organização da Live”.
Para o professor da graduação e pós-graduação da Unit, Mário Eugênio Paula de Lima, a live foi uma grande aula. “Foi ótimo, parabéns mesmo! Além de assuntos pertinentes e atuais, pude matar a saudade de alguns colegas”.
Para conferir a aula na íntegra, acesse esse link.
Labor Pedagógico
De forma quinzenal, até 15 de dezembro, o curso de Pedagogia da Unit EAD, irá discutir diversas temáticas relacionadas a área. Sempre com um profissional, pesquisador ou especialista de renome. A próxima edição será divulgada em: unit.br/lives.