ESTUDE NA UNIT
MENU

Grupo Tiradentes oferta formação digital para professores da rede pública

Neste momento, 500 professores da Seduc serão capacitados na plataforma do Google for Education. Objetivo é potencializar competências pedagógicas na pandemia.

às 14h07
Programa de Formação Docente na Era Digital tem duração de trinta dias
Programa de Formação Docente na Era Digital tem duração de trinta dias
Compartilhe:

Por Raquel Passos

Com o objetivo de estruturar e ofertar dispositivos de suporte que potencializam competências pedagógicas, tecnológicas e socioemocionais ao professor, adaptando atividades presenciais à nova realidade, o Grupo Tiradentes, por meio do Tiradentes Innovation Center e a Universidade Tiradentes, irá capacitar professores da Secretaria de Estado da Educação – Seduc.

Publicado no último dia 30 no Diário Oficial do Estado, convênio público-privado prevê a formação de 500 professores da rede pública para uso da plataforma Google for Education – que reconheceu a Unit como universidade referência em todo o mundo.

O Grupo Tiradentes reuniu um time de 20 docentes, com expertise em ensino remoto, e irá treinar os professores da rede pública por meio do Programa de Formação Docente na Era Digital – Google for Education. De acordo com o diretor de Estratégia e Inovação do Grupo Tiradentes, professor Domingos Machado, a intenção é apresentar o uso da tecnologia em sala de aula que é utilizada por inúmeras instituições em todo o mundo, inclusive as do Grupo Tiradentes.

“Queremos contribuir com as atividades de escolas do entorno da Unit durante este período de suspensão de aulas presenciais. Nossa intenção é, também, de aproximar a comunidade das ações e projetos desenvolvidos pelo Tiradentes Innovation Center. Afinal, o Centro de Inovação do Grupo Tiradentes foi criado para pensar no futuro da Educação do Brasil e no desenvolvimento da cultura da criatividade, inovação, empreendedorismo, tecnologia e cultura maker de instituições de ensino”, pontua professor Domingos.

Para o superintendente executivo da Seduc, professor José Ricardo de Santana, a parceria com a Unit busca melhorar a qualidade da educação no estado. “A intenção é que o professor tenha acesso mais customizado com o aluno, colocando material na sala de aula virtual e tendo um contato mais próximo que o espaço de sala de aula tradicional. Com isso, esperamos que consigamos atingir um público ainda maior de estudantes e dar mais oportunidades a eles nesse período crítico de pandemia”, pontua José Ricardo Santana.

A aula magna das capacitações iniciam no próximo dia 11.

Operação do Programa

O Programa de Formação Docente na Era Digital tem duração de trinta dias, prevendo medição dos resultados por meio de monitoramento quantitativo e qualitativo após o uso da plataforma nas escolas estaduais. Serão 48 aulas ao vivo ministradas sempre em duas turmas – tarde (24 aulas) e noite (24 aulas), com o mesmo conteúdo, para que o participante escolha o melhor momento de se capacitar. Serão em média 12 horas/aulas (6h/tarde e 6h/noite) por semana que ficarão disponíveis para consulta posterior no Classroom.

Todo o conteúdo do curso ficará disponível no Google Classroom até 30 dias após o término do curso para o professor escolher o melhor momento de estudar. Os professores da Unit irão interagir no ambiente virtual para responder dúvidas, passar atividades e orientar os participantes durante a capacitação.

Formação Docente na Era Digital

Em maio, 30 instituições aderiram ao projeto e 305 professores da rede particular de ensino participaram da capacitação. Confira aqui como foi.

Compartilhe: