ESTUDE NA UNIT
MENU

Como manter o equilíbrio emocional em tempos difíceis?

Esse será o tema do último episódio da série ‘Lives de Carreiras’ que acontece nesta quarta-feira, 19h.

às 15h10
"Em um momento de fragilidade como o que estamos vivendo, todas as emoções acabam vindo à tona", Flor Teixeira, psicóloga e Mestre em Psicologia Social.
Compartilhe:

No encerramento da série ‘Lives de Carreiras’, nesta quarta-feira, 05, a abordagem será sobre as emoções. No encontro virtual marcado para 19h, a psicóloga e Mestre em Psicologia Social, Flor Teixeira, vai explicar sobre como a maneira que significamos a nossa vida pode nos levar a um alto nível de estresse e, o adoecimento é a principal consequência.

“A todo momento ouvimos falar sobre inteligência emocional, habilidades socioemocionais, inclusive a Base Nacional Curricular implantou nas escolas a importância do desenvolvimento dessas competências, mas será que nós sabemos o que é emoção? Quais são? Sabemos expressar? Sabemos gerenciar?”, questiona.

De acordo com a citação do psicólogo americano Paul Ekman, pioneiro no estudo das emoções e expressões faciais, “as emoções determinam nossa qualidade de vida”, Flor ratifica a importância de falar sobre as emoções. “Por muito tempo, os homens aprenderam que chorar, demonstrar fragilidades não era possível. Então, eles cresceram acreditando, e transmitindo que se emocionar, expressar como se sentem é errado. Precisamos quebrar os mitos e utilizar os sentimentos ao nosso favor”. 

Uma outra questão apontada pela psicóloga é sobre o mito de que tristeza e raiva são emoções negativas e não devem ser sentidas e chama a atenção para a cobrança por alegria constante. “Há uma exibição exacerbada, muito por conta das redes sociais, que expõem vidas coloridas e alegres, com postagens que trazem movimentos bacanas, fotos legais e todo mundo lindo. Existe uma ênfase em você estar sempre demonstrando alegria, mas todos nós temos momentos de tristeza. A pergunta que faço é: como lidar com isso? Porque em algum momento essa emoção acaba sendo expressada!”, ressalta a professora do curso de Psicologia da Unit.  

A palestra “Eu desejo saúde: como manter o equilíbrio emocional em tempos difíceis?” vai fazer um passeio pelas emoções e promover um link sobre como manter a saúde mental. “Em um momento de fragilidade como o que estamos vivendo, todas as emoções acabam vindo à tona. Muitas vezes agimos de uma forma equivocada naquele momento e depois vem o arrependimento que gera adoecimento e angústia. Vamos aprender a criar estratégias de como lidar com tudo isso”. 

Lives de Carreiras

Promovida pelo Unit Carreiras, ‘Lives de Carreiras’ traz em cada edição, uma temática diferente e atual. O primeiro encontro aconteceu dia 8 de julho, com o tema ‘Como melhorar a gestão de tempo e produtividade’. A palestrante foi a doutora em Psicologia, Marcela Montalvão Teti.

‘Gestão financeira pessoal’ foi o assunto abordado pelo bacharel e licenciado em Física e  Planejador Financeiro Pessoal, Eduardo Santos, no dia 15. No dia 22 de julho, o instrutor de meditação e Mindfulness, André Britto, falou sobre como a técnica de atenção plena pode ajudar na vida pessoal e profissional e, também, auxiliar na redução do estresse e ansiedade.

Todas os episódios da série “Lives de Carreiras” estão disponíveis no YouTube da Unit. Fique atento ao portal: www.unit.br/lives e participe!

Compartilhe: