ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos de cursos da Saúde se preparam para retomar estágios

Estudantes em disciplinas de estágio de cursos da Saúde da Unit recebem EPIs para prática em hospitais, clínicas e farmácias conforme parecer da PGE

às 01h17
Entrega de EPIs para maioria dos cursos aconteceu no vão da Biblioteca Central, campus Unit Farolândia
Entrega de EPIs para maioria dos cursos aconteceu no vão da Biblioteca Central, campus Unit Farolândia
Aluna de Medicina Thamires Vieira
Momento seguiu recomendações sanitárias
Somente os alunos de Fisioterapia já receberam seus EPIs no Centro de Educação e Saúde Ninota Garcia, onde retomam os atendimentos neste dia 09
Compartilhe:

Por Raquel Passos

Wgo Gabriel Damasceno mora em Estância (SE) e há quase cinco anos pega estrada para conseguir realizar seu sonho que é o diploma em Enfermagem pela Universidade Tiradentes. Se não fosse a pandemia, hoje ele estaria regular e na reta final. Com a paralisação das atividades presenciais devido à pandemia da Covid-19, assim como em todo o mundo, Wgo precisou parar seu estágio no Hospital Renascença.

Com o parecer nº 3971/2020 da Procuradoria Geral do Estado – PGE -, emitido em 05 de agosto, estabelecendo que “é possível a prática de estágio nas dependências de órgãos e entidades cuja atividade presencial, em tempos de pandemia, é permitida pelo poder público”, Hugo ficou esperançoso em poder retornar à prática ainda no segundo semestre.

“Tivemos a liberação [da prática em locais onde a atividade presencial já está permitida pelo poder público] após contato de nossos parceiros conveniados, que se basearam neste parecer emitido pela PGE. Assim, estão autorizados os estágios em locais como hospitais, clínicas, farmácias e laboratórios”, explica a diretora de operações da Saúde da Unit, professora Wanessa Lordêlo.

Centenas de alunos dos cursos de Medicina, Biomedicina, Farmácia, Enfermagem, Radiologia e Fisioterapia (que cursam disciplinas de estágio) recebem, de 03 a 10, Equipamentos de Proteção Individuais – EPIs – necessários para esta retomada.

Já dentre os 188 alunos de Medicina que receberam os EPIs nesta semana está a aluna do 11º período, Thamires Vieira. Para ela, poder retomar o estágio no Decós Day Hospital, após quase cinco meses, é motivo de alegria. “Retomamos dia 08 com os atendimentos no hospital, com restrição, pois não teremos contato com pacientes confirmados com Covid-19. Estar de volta, para mim, é a melhor parte”, conta.

A entrega dos EPIs aconteceu das 8h às 12h, e das 13h às 17h, respeitando todos os critérios de distanciamento, com totem de álcool gel, higienização de mesas após cada atendimento, além de controle de temperatura dos alunos e uso de máscaras e luvas.

Centro de Saúde Unit

Os estudantes de Fisioterapia receberam seus EPIs no próprio Centro de Educação e Saúde Ninota Garcia da Unit, onde retomaram com os atendimentos, no dia 09, seguindo todos os protocolos sanitários exigidos pelo Ministério da Saúde.

Localizado na zona norte de Aracaju, o complexo oferece serviços nas áreas de Fisioterapia Ortopédica, Neurofuncional, Saúde da Criança, Respiratória, Geriatria e Reumatologia, além de atendimento psicológico, Terapia ocupacional e Nutrição para pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde – SUS – ou de forma particular. 

“Preparamos todo o Centro para receber nossos alunos e aumentar o número de atendimentos, para contribuir ainda mais com a sociedade. Estamos seguindo com rigor todos os protocolos sanitários para garantir e proteger nossos pacientes, alunos e colaboradores”, ressalta a coordenadora de Fisioterapia, professora Luciana Zago.

Para atendimento, é preciso ligar para o Centro de Saúde: (79) 3215-5137 e agendar de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30, e das 13h30 às 18h30.

Compartilhe: