ESTUDE NA UNIT
MENU

Bioativos farmacêuticos é um dos temas do Congresso Internacional de Farmácia

Evento faz parte da comemoração de 25 anos do curso de Farmácia da Universidade Tiradentes

às 22h38
Eliana B. Souto
Eliana B. Souto
Compartilhe:

Sexto maior mercado farmacêutico do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e da França, o Brasil tem chamado atenção do mercado farmacêutico, seja com investidores ou com pesquisadores. Além do crescente mercado, o País atrai pela diversidade de matéria-prima.

Diante da versatilidade do profissional da área, o curso de Farmácia da Universidade Tiradentes, em parceria com o Conselho Federal de Farmácia, promove o Congresso Internacional de Farmácia entre os próximos dias 7 e 9 e um dos temas abordado será o uso de matérias-primas de natureza biodegradável e biocompatível em bioativos.

O evento também celebrará os 25 anos do curso de Farmácia da Unit e trará profissionais nacionais e internacionais. Entre eles, a professora com Agregação da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, Eliana B. Souto, que abrirá o evento no dia 07.

“A palestra será subordinada à discussão sobre novas formas farmacêuticas para administração de bioativos, discutindo as vantagens do uso de matérias-primas de natureza biodegradável e biocompatível, como é o caso da variadíssima oferta de lipídios do Brasil. Serão abordadas as vantagens e as limitações inerentes ao uso de nanopartículas lipídicas para administrar bioativos por várias vias, assim como aspectos relacionados com a biocompatibilidade in-vitro/in-vivo”, informou.

Perspectivas

Questionada sobre as perspectivas de mercado na área de farmácia, Eliana ressaltou a diversidade da profissão e das fontes de bioativos do Brasil.

“O mercado na área da farmácia é vasto e significativamente diverso, e que pode ser reforçado com uma aposta no uso de matérias-primas nacionais. Com efeito, o Brasil oferece fontes riquíssimas tanto de bioativos como de excipientes, os quais podem ser explorados no desenvolvimento e aprimoramento de formulações farmacêuticas com vista a aumentar a promoção e a competitividade internacionais”.

A docente destacou o papel desempanhado pelo farmacêutico na promoção do bem-estar e da saúde e pontuou o trabalho do profissional durante a pandemia do novo coronavírus.

“No quadro da pandemia da Covid-19, que se tem caracterizado por uma ansiedade generalizada, por desinformação e desconhecimento, a assistência farmacêutica – ainda que remotamente em virtude do confinamento – tem-se revelado de um valor incalculável. Com efeito, o farmacêutico é, em grande medida, o primeiro profissional a quem se recorre no sistema de saúde”.

Congresso

Além de palestras, debate e minicursos, o Congresso vai proporcionar o “momento científico” no qual mais de 70 projetos e trabalhos serão apresentados.

Aberto para o público externo, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas online. Para conferir a programação, clique aqui.

Mercado

Segundo dados da empresa IQVIA publicados no Relatório Anual 2018 do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), em 2018, o setor registrou R$ 103 bilhões. O estudo aponta que, até setembro de 2019, o faturamento chegou a R$ 110,08 bilhões. A perspectiva para este ano, projeção anterior à pandemia, era de 9% de crescimento.

Compartilhe: