ESTUDE NA UNIT
MENU

"Eu, pandemia e os estudos" é tema da live do curso Pedagogia EAD

Em mais uma rodada de discussões ao vivo do projeto Labor Pedagógico, os professores e alunos discutem as principais transformações no ensino durante o isolamento social.

às 11h00
Compartilhe:

Por Marcela Matos e Lucas Danrley

A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) alterou a rotina de milhões de pessoas em todo o mundo. As medidas de distanciamento social levaram a sala de aula para a tela do computador, reuniões viraram chamada de vídeo e tudo se modificou para garantir o cumprimento das tarefas diárias em segurança. 

E, para debater sobre as principais mudanças no quesito educacional, a Universidade Tiradentes, por meio da coordenação do curso de Pedagogia, realizou a live “Eu, pandemia e os estudos”. O projeto de discussões ao vivo chamado Labor Pedagógico acontece desde agosto e recebe professores, alunos e especialistas em educação e ensino. 

Manter o foco nos estudos em meio à quantidade exorbitante de informações que a internet proporciona de forma estratégica para a distração não é uma tarefa fácil. A doutora em desenvolvimento social e urbano, gerente acadêmica de Educação a Distância da Unit, professora Karen Sasaki, exemplifica algumas estratégias para a garantir a atenção nos afazeres. 

“A principal delas é conseguir encontrar um tempo, nem que seja 30 minutos ininterruptos por dia, destinados ao estudo. Outro ponto é o local desse estudo, ele precisa estar totalmente disponível, com boa iluminação e sem ruídos. E, caso precise usar o quarto, não deitar na cama, pois o cérebro entende essa posição como relaxamento”, pontua a professora. 

Além das dicas, Sasaki explica ainda que é preciso evitar pequenas distrações que possam desviar a atenção. “Desativar as notificações do celular, ter sempre água ao seu lado pra não precisar levantar sempre que precisar se hidratar e manter o ritmo de produção semelhante ao de uma rotina de trabalho presencial vai possibilitar um melhor rendimento”, garante. 

Através dos comentários, os alunos e professores puderam contribuir para a discussão. “Sem planejamento fica difícil manter o foco. É preciso ser fiel à rotina diária e isso requer força de vontade e perseverança”, afirma a estudante Maria José Souza, em concordância com as orientações da professora Karen. 

A discussão foi mediada pelo professor Márcio Fidélis, que ressaltou a importância da comunicação entre aluno e professor para a solução de problemas e dificuldades. “Se o aluno tem dúvida, ele deve buscar esse canal de comunicação com os professores e não se calar. Isso é importante na aula presencial e mais ainda na aula virtual para garantir o aprendizado”, salienta. 

A live também contou com a participação da coordenadora do curso de Pedagogia EaD, a professora Helena Tavares. 

Compartilhe: