ESTUDE NA UNIT
MENU

Diretor Executivo do Tiradentes Institute participa de reunião ordinária da ABMES

Aos membros da ABMES, Otávio Correia apresentou um diagnóstico sobre como as Instituições de Ensino Superior deverão se adequar para garantir um desenvolvimento sustentável do ensino superior no pós-pandemia.

às 16h16
Diretor Executivo do Tiradentes Institute, Otávio Correia
Diretor Executivo do Tiradentes Institute, Otávio Correia
Compartilhe:

Com o tema “Tendências Internacionais de Educação Superior Pós-Pandemia”, o Diretor Executivo do Tiradentes Institute, Otávio Correia, fez uma palestra durante a reunião ordinária da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) .

O professor de Política Internacional, Mestre em Relações Internacionais e vice-presidente da temática Educação do Conselho de Cidadãos de Boston, apresentou o resultado de uma pesquisa sobre o panorama mundial e, de forma especial dos EUA, de como as Instituições de Ensino Superior- IES realizam suas adaptações e preparações para retorno das atividades.

“Essa pesquisa que foi realizada no Tiradentes Institute, em Boston,  teve o foco em desenvolver direcionamentos acerca das tendências internacionais para ensino superior no pós-covid”.

Segundo Otávio Correia, a partir desse diagnóstico foi possível encontrar três pontos centrais para um desenvolvimento sustentável do ensino superior, pós-pandemia.

“O primeiro ponto é gestão de qualidade, o segundo aponta para investimento na transformação digital institucional e a terceira questão direciona para um planejamento de visão atrelado ao planejamento de estratégia”, revela.

O resultado do estudo aponta caminhos, para os representantes das mantenedoras, sobre como nortear determinados posicionamentos, ou reposicionamentos, no planejamento, para os próximos anos em suas instituições.

“A importância maior desse tipo de pesquisa é proporcionar às instituições de ensino superior uma análise clara do futuro recente, de como essas instituições, terão que se adequar para que consigam permanecer vivas em um cenário de muita incerteza”, conclui Prof. Otávio.

ABMES

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) representa entidades mantenedoras de educação superior particular em todo o território nacional com o objetivo de engajá-las nas mais diversas instâncias e atuar na consolidação efetiva de seus pares.

Atualmente a entidade congrega mais de 2.500 unidades educacionais, entre mantenedoras e mantidas, e tem como um de seus principais objetivos institucionais subsidiar a definição de políticas públicas para a educação superior.

Guiada pelos propósitos estabelecidos desde sua concepção, sempre atenta às mudanças ocorridas ao longo dos anos nos contextos educacional, social, econômico e político do país, a ABMES é hoje a maior instituição representativa da educação superior particular no Brasil.

Leia também: Diretor Executivo do Tiradentes Institute assume vice-presidência da temática Educação do Conselho de Cidadãos de Boston

Compartilhe: