ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit e Pronatec formam novas turmas


às 20h02
Formandos em Estância
Formandos em Estância
Composição da mesa na formatura de Estância
Formandos em Neópolis
Compartilhe:
Formandos em Neópolis

Formandos em Neópolis

A solenidade de formatura dos alunos do curso de Técnico em Orientação Comunitária oferecido pelo polo da Unit em Neópolis para jovens do município e regiões circunvizinhas ocorreu no prédio onde está instalado o Fórum, localizado ao lado da igreja matriz.

O coordenador do Pronatec, professor Marcos Vasconcelos salientou em seu discurso ao representar o magnífico reitor, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, que Neópolis é um dos municípios que registra o maior número de procura de jovens pelos três cursos ali ofertados, abrangendo, inclusive, municípios alagoanos como é o caso de Penedo e Rio Real. Ele lembra que os agentes comunitários de saúde já estão estagiando na Prefeitura Municipal, assim como os alunos do curso de informática que vêm sendo absorvidos pelo mercado de trabalho.

“No caso dos técnicos em Orientação Comunitária há sempre um desafio maior que é a área da assistência social”, lembra o professor Marcos afirmando que ainda assim as prefeituras vêm assimilando a mão de obra.

Formandos em Estância

Formandos em Estância

Ayres Kace de Jesus Dantas é uma das concludentes do curso de Técnico de Orientação Comunitária. Diariamente, durante o período em que o curso foi ministrado, Ayres se deslocou do município de Pacatuba, de onde é natural e reside, para aproveitar os ensinamentos e a oportunidade em conseguir uma colocação no mercado de trabalho. Satisfeita com os resultados, ela revela que muitas vezes pensou em desistir, o que não fez por estar motivada pelo empenho dos professores e o esforço empreendido pelos demais colegas.

No município de Estância, a formatura do Pronatec ocorreu na noite do sábado, 20, no Auditório do Campus da Unit naquele município. Por se tratar de uma região que possui um desenvolvimento consolidado o coordenador do Pronatec, professor Marcos Vasconcelos lembra que os alunos já estão em estágio ou mesmo em prática profissional. Segundo ele, por conta da capacidade que a região teve de absorver a mão de obra. “Foi feito um trabalho intenso e as práticas envolveram uma série de comunidades entre eles, quilombolas e indígenas” salienta o professor.

Composição da mesa na formatura de Estância

Composição da mesa na formatura de Estância

Helder Eric Maciel dos Anjos levou em conta a conclusão do segundo grau e a oferta dos cursos oferecidos pelo Programa do Governo Federal desenvolvido em Estância em parceria com a Universidade Tiradentes.  “Não tive oportunidade de fazer a graduação e o curso técnico veio para complementar meus conhecimentos nessa área de orientação comunitária”, afirma.

A oradora da turma, Tânia Maria Espanha, lembra que o curso inexistia e que por isso mesmo tudo no início parecia uma incógnita. “Fomos aprendendo que era pra trabalhar levando as políticas públicas para a comunidade. Abraçamos esses objetivos e ficamos bem apaixonados pela profissão”, revela emocionada.

O patrono da turma e líder municipal, Ivan Leite, destacou em sua fala a importância da Universidade Tiradentes ter feito a parceria com o Governo Federal no sentido de oferecer os cursos do Pronatec, valorizando assim o conhecimento de profissionais do nível técnico. “É um profissional que pode, dentro da sua comunidade, viabilizar fazendo com que o atendimento a população seja feito de forma mais organizada”, afirma.

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: