ESTUDE NA UNIT
MENU

Bonatto retorna a Aracaju para três maratonas consecutivas e lança livro

Ultramaratonista Raphael Bonatto esteve em Aracaju em 2010, quando resolveu iniciar seu desafio percorrendo todas as capitais do País para fazer maratonas consecutivas em cada cidade. Em 2020, o atleta retorna à capital sergipana para repetir o feito e ainda fez outras duas maratonas alusivas à Maceió e Salvador durante sua estadia.

às 00h59
Lançamento de livro foi no Cariri, Orla de Atalaia
Público foi restrito
Bonatto fez palestra antes de lança livro
Sessão de autógrafos
Compartilhe:

Por Raquel Passos

O último sábado, 14, começou às 3h para o ultramaratonista Raphael Bonatto e para o maratonista e presidente do Grupo Tiradentes, professor Luciano Klima que iniciaram uma trajetória de 42km. No meio do percurso, no quilômetro 21, os atletas encontraram com outros amantes da corrida nos Arcos da Orla de Atalaia para compartilhar o percurso. 

A diferença é que Raphael Bonatto se dedica exclusivamente ao esporte. Já o presidente do Grupo Tiradentes leva como um estilo de vida. “Professor Luciano é presidente de uma corporação gigantesca que trabalha muito e ele se propôs em fazer a maratona virtual que lancei para se desafiar. Nesse período, ele fará 23 meias e quatro maratonas, quase 800km. Não é para todo mundo. Além de um grande amigo, um excelente profissional que tem foco no que é foco realmente”, comenta Bonatto.

Às 9h, o atleta lançou seu livro “27 Maratonas em 27 dias consecutivos nas 27 capitais brasileiras” no Cariri, Orla de Atalaia para convidados. Antes do momento de autógrafo, Bonatto proferiu a mesma palestra da noite anterior (acesse a íntegra aqui), mas com novas abordagens e até histórias inéditas.

“Estou aqui em Aracaju para repetir o que fiz há 10 anos, que foi o que deu origem a este meu primeiro livro. Afinal, correr 27 maratonas, em 27 dias consecutivos nas 27 capitais brasileiras não foi fácil. Em comemoração a este movimento, gostaria de reviver tudo, em cada cidade. Mas devido à pandemia, voltei apenas em algumas cidades, como São Paulo e Aracaju nesta feliz coincidência”, conta Raphael Bonatto.

Nem a diferença de clima entre sua cidade natal, Curitiba (PR) e Aracaju (SE) fez o atleta desanimar por algum instante. “Estou muito feliz por estar aqui, já que em 15 de novembro de 2010 eu realizava aqui a 21ª maratona consecutiva. E dez anos depois, a realizo in loco novamente, dessa vez, conhecendo um pouco mais dessa linda cidade e percebendo como as pessoas daqui são generosas e acolhedoras. Tudo isso faz a gente esquecer o calorão”, revela.

O coordenador do curso de Educação Física EaD, professor Antenor Neto também foi um dos maratonistas do final de semana.

O livro

No livro ‘27 Maratonas’ o ultramaratonista conta as histórias que viveu em cada capital do Brasil. “Dá para perceber que se trata de um viajante solitário e que não foi fácil fazer com que essa logística desse certo, porque eu ainda tinha que correr uma maratona em cada cidade, né? Eram 42.195 mil metros todos os dias, além de pegar avião, me preocupar com alimentação e descanso”, detalha Bonatto.

Para adquirir o livro, basta acessar este site: www.raphaelbonatto.com.br.  

Bonatto dá dicas

Além de sair cedo para correr em Aracaju, o experiente ultramaratonista Raphael Bonatto dá outras dicas valiosas no vídeo a seguir:

Compartilhe: